quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

    Senegal/ Vencedor do CHAN vai receber mais de 2 mil milhões de fcfa

Bissau,  8 Jan 25(ANG) – O vencedor da oitava edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN), agendado de 1 a 28 de fevereiro, embolsará 3,5 milhões de dólares, ou mais de 2 mil milhões de francos CFA, soube a Confederação das Nações Unidas. Futebol Africano (CAF).

A CAF também anunciou na terça-feira que a dotação financeira para este CHAN foi aumentada para US$ 10,4 milhões, um aumento de 32%.

Para esta edição prevista para o Quénia, Tanzânia e Uganda, a CAF “decidiu aumentar significativamente o prémio financeiro para o vencedor para 3,5 milhões de dólares, o que representa um aumento de 75%”.

“Também aumentamos a dotação financeira para CHAN Quénia, Tanzânia e Uganda 2024 para 10,4 milhões de dólares, um aumento de 32%”, disse o presidente da CAF, Patrice Motsepe.

Acrescentou que o CHAN é “uma competição importante para o desenvolvimento e crescimento dos jogadores de futebol baseados em África e contribuirá significativamente para a competitividade global do futebol africano e das competições da CAF”.

“Esta competição faz parte da nossa estratégia de investir no futebol africano com vista a torná-lo atrativo para os adeptos do futebol, espectadores, patrocinadores, parceiros e outros intervenientes em África e em todo o mundo”, sublinhou o presidente da CAF.

O sorteio acontecerá no dia 15 de janeiro em Nairóbi (Quênia).

A competição acontecerá de 1 a 28 de fevereiro no Quênia, Tanzânia e Uganda.

O Senegal, atual campeão, está qualificado para esta edição do CHAN, que coincidirá com a quarta participação dos Leões nesta competição que reúne jogadores que jogam em África.

Dezassete países, incluindo os três países organizadores (Quénia, Tanzânia e Uganda), já se qualificaram para o CHAN.

Marrocos, Guiné, Senegal, Mauritânia, Níger, Burkina Faso, Nigéria, República Centro-Africana e República Democrática do Congo estão entre os países qualificados, assim como Congo, Sudão, Zâmbia, Angola e Madagáscar.

Um bilhete final é reservado para países da zona CECAFA (África Central e Oriental). Ele deveria retornar ao Burundi, à Etiópia ou ao Sudão do Sul. ANG/FAAPA

 

Sem comentários:

Enviar um comentário