quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

PAIGC/Combatentes e veteranos da luta armada lamentam não aprovação da proposta de lei que visa melhorar suas situações na ANP

Bissau 21 Jan 21(ANG) – Os combatentes da liberdade da pátria, pertencentes ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC), lamentaram hoje a não discussão e aprovação da Proposta de lei que visa melhorar substancialmente a vida dos veteranos da Liberdade da Pátria na Assembleia Nacional Popular(ANP).

De acordo com uma nota do Secretariado Nacional deste partido a que à ANG teve acesso, informa que entre outras acções o caso mais flagrante do que chamou de insensibilidade de alguns políticos para com a situação do combatentes, ocorreu recentemente na Assembleia Nacional Popular, com os deputados de que  denominaram da suposta maioria parlamentar.

A nota dos libertadores afirma que os deputados do Movimento para Alternância Democrática(Madem G-15), o Partido da Renovação Social (PRS) e alguns dissidentes do PAIGC e da Assembleia do Popular Unido (APU-PDGB), que abandonaram a sessão e inviabilizando a discussão e a aprovação da referida proposta de lei, que contem um pacote de benefícios e regalias ao combatentes da liberdade da pátria “,lê-se na nota .

De acordo com o documento,  face a esta posição dos deputados em causa e tendo em conta a situação de precaridade em que vive a maioria dos combatentes e veteranos da luta, a estrutura coordenadora desta organização vem tornar pública a sua posição e apelar aos deputados visados a reconsiderarem a sua posição para permitir o reagendamento da proposta da lei acima mencionada.

Alertar aos mesmos deputados para reflexos negativos que a não aprovação do documento irá provocar na vida e na sobrevivência de alguns combatentes , sobretudo os mais vulneráveis e reiterar e esclarecer que os combatentes da liberdade da pátria constituem uma herança comum de todos os guineenses ,representando os concidadãos que lutaram e combateram para que hoje estejamos confinados a um Estado e uma República.

Segundo a nota os combatentes e veteranos aproveitam a ocasião para enaltecer e sublinhar a elevação e o espírito patriótico e nacionalista ,demonstrados pelos deputados do PAIGC, da parte dos deputados do APU-PDGB, do Partido da Nova Democracia(PND) e da União para a Mudança, o que só vem traduzir uma renovação de compromisso destes representantes do povo para com os valores sagrados da conquista da independência da Guiné-Bissau ,neste caso os combatentes da liberdade da pátria.

Salienta-se que os deputados da Nação tinham colocado na agenda da sessão a discussão e aprovação do referido documento ,mas não houve consenso entre as bancadas do PAIGC e a nova maioria que pretendia que a discussão
seja feita na presença do titular da pasta dos Combatentes ideia negada pelos libertadores e seus aliados o que provocou o abandono da sessão por parte da nova maioria e consequentemente o não aprovação do referido documento.ANG/MSC/ÂC

 

Preservação florestal/Inspetora geral do Ambiente reconhece dificuldades na recolha dos troncos das matas

Bissau,21 Jan 21(ANG) – A Inspetora Geral do Ambiente reconheceu as dificuldades na recolha dos troncos de madeiras cortados clandestinamente em diferentes localidades da região de Bafatá, leste do país.

Em declarações à imprensa, no final da operação de recolha de madeiras no sector de Xitole, região de Bafatá, Isabel Sanha afirmou que ainda têm muito trabalho pela frente devido a quantidade de troncos espalhados em diferentes tabancas do país.

“Hoje estamos na tabanca  d
e Labadiam, situada há 68 quilómetros da cidade de Bafatá, onde existem 244 troncos  espalhados nas matas e que necessitam   de serem recolhidos para uma zona de melhor acesso e transportados para o Quartel de Bafatá”, disse.

Aquela responsável afirmou que, ainda existem troncos de madeiras em algumas tabancas daquela região e que ainda não foram contabilizados, acrescentando que, os referidos troncos terão que ser retirados igualmente para serem guardados num local seguro.

Isabel Sanha sublinhou que, durante a visita constataram os troncos que as populações já começarem a fazer fendas para a cozinha, porque foram abandonados há muito tempo nas matas.

Abordada sobre se em termos logísticos, será fácil concluir os trabalhos de evacuação de todos os troncos existentes nas matas, a Inspetora Geral do Ambiente reconheceu que realmente é uma tarefa muito difícil.

“Vocês da imprensa podem constatar essa realidade, as localidades são de difíceis acesso, com as vias que nem podem ser denominadas de estradas, existem lugares que para a passagem dos carros é necessário recolher espelhos retrovisores, realmente são estradas difíceis de circular e com distâncias longas as vezes deparamos com pontes precárias com riscos de estragos para as viaturas”, explicou.

Confrontada com o facto de serem os próprios populares quem procedem as cortes das árvores em conexão com alguns madeireiros, Isabel Sanha disse que irão desencadear mecanismos de sensibiliza-los para evitarem de envolver nas referidas práticas.

“Eles acham que estão abandonados e esquecidos pelo Estado e que se aparece alguém que lhes promete algo com dinheiro como contrapartida para cortes de madeiras, acabam por aceitar. Contudo colaboram nessa prática, com boa fé e não por maldade”, explicou.

Aquela responsável afirmou que o seu trabalho será igualmente de educar e sensibilizar
as populações de que as arvores são as suas riquezas de todos e não devem ser estradados desta forma, adiantou que igualmente vão acompanhar com realização de algo para elas, tendo em conta que, se têm mínimo para sobrevivência não entrarão nestes jogos que lhes lesa e toda a pátria.ANG/ÂC

 

 

Política/Presidente da Comissão Organizadora do “Janeiro de Combate” afirma que única alternativa ao poder é o PAIGC

Bissau 21 de Jan (ANG) – O Presidente da Comissão Organizadora o “Janeiro de Combate”, disse que o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) é única alternativa ao poder na Guiné-Bissau.

Em entrevista exclusiva hoje à ANG, Manuel dos Santos (Manecas), afirmou que no âmbito das comemorações do Dia dos Heróis Nacionais, e do assassinato do fundador da nacionalidade guineense, Amílcar Cabral que se assinala à 20 de Janeiro, o partido organiza entre os dias 20 à 23 do corrente mês, ciclo de palestras alusivos a data, denominado “Janeiro de Combate”.

Disse que o evento visa discutir os problemas atuais do país e ideologia do partido, bem como tirar a Guiné-Bissau do marasmo em que se encontra atualmente a Guiné-Bissau e o PAIGC se encontram numa situação cansada por isso, é preciso falar destes assuntos fundamentais do país e do partido, para que se possa tirar o país no sitio onde se encontra.

“Os militantes e simpatizantes do PAIGC e o povo em geral  têm que entender que o único partido com programa e pessoas capazes de tirar o país do buraco onde está é o nosso grande partido”, afirmou Manuel dos Santos.

De acordo com ele, é isso que pretendem com o evento, salientando que em vez de estarem todo tempo a chorar Amílcar Cabral no dia em que foi assassinado que é 20 de Janeiro, vão pôr em prática os seus ensinamentos .

Falando na pertinência do tema de hoje “Nossos recursos, Nosso Desenvolvimento, Que Visão para que Estratégia de exploração Sustentável de Recursos em Tempos de Cólera Populista”, que será orado por Albino Rachid Said, disse que o país está numa época em que tudo está a ser feito de cabeça para baixo.

Frisou que a exploração dos recursos devem ser feita de uma forma racional e para que possa servir a todos os guineenses e não uma meia dúzia de pessoas.

Durante os três dias serão debatida entre outros temas, o sonho de Amílcar Cabral e as realidades concretas da Guiné-Bissau ,o papel do sector privado na produção da riqueza do país desafios e caminhos, a “arma “ da juventude e o seu percurso no PAIGC e no país uma questão de mérito ou casualidade?, e os desafios da reorganização interna do PAIGC modelos, critérios e etapas.

E terá como oradores Mário Musante
da Silva, Bacar Djassi, Dautarin Monteiro, Geraldo Martins, João Bernardo Vieira entre outros.ANG/MSC/ÂC

 

Cooperação/Presidente de Cabo Verde disse que sua visita à Guiné-Bissau demonstra sinal de bom relacionamento entre os dois países

Bissau, 21 jan 21 (ANG) – O Presidente de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca  disse que  a sua visita à Guiné-Bissau demonstra que os dois países querem retomar e relançar o relacionamento que corresponde os laços históricos e a cultura dos dois povos.

Jorge Carlos Fonseca falava à imprensa após a deposição de coroas de flores no mausoléu Amílcar Cabral e dos heróis nacionais, alusiva a 20 de janeiro, data em que o país recorda o assassinato de Amílcar Cabral ocorrido há 48 anos em Conacri
.

O Presidente da Cabo Verde afirmou que  é com muito gosto que fez o gesto simbólico  de depositar coroas de flores no mausoléu Amílcar Cabral, uma referencia maior da luta de libertação nacional da Guiné e Cabo verde, mas também de outros heróis guineenses e cabo-verdianos que sacrificaram suas vidas para que os dois países se tornem independentes.

“E por tanto, a minha presença hoje aqui representa uma homenagem especial do Estado de Cabo Verde, através do seu Presidente de República, presta a Amílcar Cabral e todos os heróis guineenses e de Cabo Verde que protagonizaram a luta de libertação nacional dos dois países”, enalteceu Jorge Carlos Fonseca.

Perguntado se sai da Guiné-Bissau convencido com a inauguração de uma nova etapa de relacionamento entre os dois países, o Presidente de Cabo Verde disse que sai convencidíssimo, porque a visita decorreu muito para além daquilo que suponha poderia ser, sustentando que a recepção das autoridades guineenses, desde o Chefe de Estado da Guiné Bissau, do Primeiro-Ministro, o parlamento foi muito amistosa, fraternal e calorosa.

O estadista cabo-verdiano enalteceu ainda, a recepção dos jovens na Faculdade de Direito de Bissau e ao povo e isso só poder uma expressão de que os guineenses e cabo-verdianos querem retomar e relançar os laços históricos e que corresponde a historia e a cultura dos dois povos.

“E portanto temos que fazer muitas coisas bonitas juntas e vamos acertar a melhor data para que o Presidente da Guiné-Bissau possa fazer uma visita de Estado a Cabo Verde”, garantiu Carlos Fonseca.

Disse que no encontro que manteve com o Primeiro-ministro mostrou o interesse em reatar a comissão mista bilateral entre os dois países para as áreas de transporte aéreos e marítimos, formação de quadros, economia azul do mar, administração e governação eletrónica entre outras áreas de cooperação que podem ser desenvolvidas e aprofundadas.

“Estamos aqui na Amura para depositar coroas de flores na campa de Amílcar Cabral ao lado dos seus companheiros, como João Bernardo Vieira e outros combatentes. Isso testemunha os laços de amizades que unem os dois povos que fizeram a mesma luta para libertação da Guiné e Cabo Verde”, enalteceu.

O Presidente da Guiné- Bissau afirmou que os dois países têm um ponto comum muito importante.

Sissoco Embalo adiantou que o artigo quarto da antiga Constituição da República, que falava de uma única  força dirigente da sociedade caiu na Guiné-Bissau e portanto as relações com todos os países africanos de língua portuguesa PALOP passou a ser de como irmãos na base do respeito e da Estados e povos, e não entre partidos.

Agradeceu ao Presidente Cabo-verdiano Jorge  Carlos Fonseca por ter aceitado o convite e vir a Guiné-Bissau, apesar de terem encontrado várias vezes nos concertos das nações, nomeadamente nas reuniões da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), francofonia e nas Nações Unidas, acrescentando que enquanto  dois países de expressão portuguesa, juntos terão uma presença forte.

“A nossa união fez muita força, porque a Guiné-Bissau, nunca será um país de francofonia ou anglófono, mas sim será sempre um país lusófono e Cabo Verde também”, afirmou o Presidente Guineense Umaro Sissoco Embalo.ANG/LPG/ÂC

 

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

 Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara. Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)

 Comunicação Social/ PR promete usar sua influência junto do governo para  solucionar problemas “emergentes” nos órgãos público de informação

Bissau, 19 Jan 21 (ANG)- O Presidente Umaro Sissoco Embaló   prometeu hoje usar a sua influência junto do governo para resolver a situação do pessoal não efetivo dos órgãos público de comunicação social, e para melhorar o salário dos profissionais dos mesmos.

A revelação foi feita pelo porta-voz dos sindicatos de base dos trabalhadores dos quatro órgãos públicos de comunicação social do país, nomeadamente a Agência de Notícia da Guiné (ANG), o “Jornal Nô Pintcha”, a Rádio difusão Nacional (RDN) e Televisão da Guiné Bissau (TGB), Domingos Tiago, à saída de uma audiência com o Presidente da República.

 “O nosso encontro com Umaro Sissoco Embaló é para lhe pedir ajuda no sentido de usar a sua influência para a resolução dos nossos problemas e para lhe agradecer pela iniciativa de apresentar o problema de efetivação dos não efetivos dos órgãos públicos da comunicação social numa das reuniões de Conselho de Ministros do ano findo”, explicou Domingos Tiago.

O Porta-voz disse que informaram ao Chefe de Estado de que nos órgãos de Comunicação Social, existem funcionários que recebem 30.000 francos cfa (trinta mil), 50.000cfa (cinquenta mil)  e 60.000 (sessenta mil cfa), valores que diz não serem suficientes para resolver nem a metade dos “problemas de uma pessoa”.

Referiu igualmente que existem  pessoas que estão a dar os seus esforços  nestes órgãos público de comunicação Social guineense há  mais de cinco e que não são efetivados até ao momento.

Segundo o Diretor-geral da ANG, Salvador Gomes, a Secretaria de Estado da Comunicação Social através de uma Comissão Independente criada para o efeito vai, dentro em breve, realizar um concurso para a efetivação de 100 trabalhadores, entre jornalistas, técnicos e pessoal administrativo, afectos aos referidos quatro órgãos de Comunicação Social público. ANG/AALS/LPG//SG

 Comunicação Social/ “Cabo Verde e Guiné-Bissau vão assinar protocolo de acordo no domínio da média”, diz Presidente do Conselho de  Administração da RTC

Bissau 19 Jan 21 (ANG) – O Presidente do Conselho e Administração da Rádio Televisão de Cabo Verde afirmou hoje que os dois países vão assinar um protocolo na área da Comunicação Social.

Policarpo de Carvalho que se encontra no país no quadro da visita do Chefe de Estado cabo-verdiano disse que o acordo vai ser assinado entre os governos e um outro acordo com a Rádio e Televisão da Guiné-Bissau.

O Presidente do Conselho e Administração da Rádio Televisão de Cabo Verde  fez esta revelação  após uma visita à Agência de Notícias da Guiné(ANG) e ao Jornal Nô Pintcha, realizada após um encontro com o Secretário de Estado da Comunicação Social, Conco Turé, à que assistiram  os diretores-gerais dos quatro órgãos públicos de comunicação social e o Secretário-geral da Secretaria de Estado da Comunicação Social.

Policarpo disse que aproveitou a oportunidade para trocar expectativas com os colegas da Guiné-Bissau e conhecer um pouco da experiência da Rádio e Televisão do país  e deixar aqui aquilo que é a experiência da Rádio e Televisão de Cabo-Verde (RTC).

Instado a falar das possibilidades de cooperação entre os órgãos de comunicação social dos dois países, Policarpo  revelou  que acabaram de lançar uma académia RTC em Cabo-Verde que será um centro de referência avançada de formação na área de Comunicação Social para o mundo, pelo que espera receber os profissionais da Guiné-Bissau, com o objetivo de melhorar as suas performance.

“Acabamos de falar com o Secretário de Estado da Comunicação Social e estamos abertos para dar o nosso apoio à organização de todo o quadro jurídico, depois da assinatura do protocolo entre os dois Governos. Assim   poderemos ajudar na formatação do quadro jurídico para um modelo mais avançado “frisou Policarpo de Carvalho.

A RTC conta com mais de 300 trabalhadores e gere um orçamento de cerca de dois milhões de Euros.

O presidente Jorge Carlos Fonseca cumpre hoje o segundo dia de sua visita oficial de quatro dias à Guiné-Bissau. ANG/MSC/LPG//SG

 Greve da UNTG/ Enfermeira-chefe do Serviço de Urgência confirma observância de  Serviço Mínimo no Hospital Simão  Mendes

Bissau 19 Jan 21 (ANG) – A Enfermeira Chefe de Serviço de Urgência do Hospital Nacional Simão Mendes(HNSM), disse que apesar de adesão dos técnicos da saúde à greve, o serviço mínimo está a ser cumprido, por isso recomenda à  doentes em estado grave a procurarem os cuidados médicos naquele estabelecimento sanitário público.

Em declarações  exclusivas à ANG,  Signeia Samira Tomas Mendes reconheceu que a segunda vaga de paralisação decretada pela União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) tem tido  impacto  negativo no hospital Simão Mendes, que viu-se limitado as suas atividades ao cumprimento do Serviço Mínimo acordado entre Direção do HNSM e os sindicatos de base daquela instituição sanitária.

“Temos um enfermeiro e um médico para o serviço de cirurgia  e igual número para o serviço de ortopedia, os trabalhos estão a decorrer normal e os técnicos têm atendido casos que chegam. Como  é já o costume no nosso país, quando há greve registamos pouca afluência de pacientes. Quando há greve, mesmo estando doente,  as pessoas não se deslocam para o hospital, por pensar que  não vão ser  atendidas “,lamentou.

De acordo com Tomás Mendes, estes serviços, em situação  normal, costumam ter dois enfermeiros, dois médicos que são apoiados pelos estagiários.

Signeia Mendes disse que estão a atender casos de urgência ou graves e que os casos menos graves não são atendidos  mas sim  aconselhados a procurarem cuidados médicos  em  postos sanitários mais próximos das suas zonas de residência.

A Enfermeira-chefe disse que apesar da greve, os técnicos destacados para prestar o serviço mínimo estão a atender as  pessoas de acordo com a lei da greve e que os doentes internados estão a receber a assistência médica mínima.

O repórter da ANG encontrou no hospital uma senhora de nome Famata Bari  que lamentou  que a sua filha está a sentir-se mal desde segunda-feira, mas que não foi atendida, por causa da greve.

Segundo Famata,  nem todos os doentes ou familiares  que não forem atendidos vão poder procurar outros centros de saúde devido ao  fraco poder económico.

Por isso, ela pede rápido entendimento entre o Governo e a UNTG, porque, diz ela, “os mais pobres é que sentem mais os efeitos desta paralisação”.

Braima Djassi  levou o tio que sofre de dores nos joelhos  mas dissera que vai igualmente recorre ao centro de reabilitação motora de Quelelé.

“Em situação normal o hospital não consegue atender na hora, todos os pacientes, imagina agora com a greve”, exclama Djassi. ANG/MSC/LPG//SG

 

 Moçambique/Insegurança alimentar severa deverá atingir  2,9 milhões de pessoas até Março

Bissau, 19 Jan 21 (ANG) - Cerca de 2,9 milhões de pessoas poderão enfrentar uma situação de insegurança alimentar severa em Moçambique até Março deste ano segundo um relatório de previsões de organizações humanitárias e governamentais sobre esta matéria.

São milhares de famílias cuja condição de vida se vai degradar devido à insegurança alimentar que se vai fazer sentir com maior severidade junto de mais de 2 milhões de pessoas em meio urbano, designadamente devido à desaceleração da economia provocada pela pandemia, sendo que o fenómeno também se vai verificar junto de 800 mil pessoas em zona rural, segundo perspetivas de várias organizações humanitárias e governamentais durante o período compreendido entre Janeiro e Março.

As zonas de conflitos armados, sobretudo na província de Cabo Delgado, poderão enfrentar uma situação bem mais grave, o relatório IPC (Classificação Integrada de Segurança Alimentar, sigla inglesa) antevendo que um quinto das pessoas em insegurança alimentar severa elevada venha a estar naquela província do norte do país.

O governo moçambicano olha também com preocupação para a seca que poderá impactar negativamente a vida das populações designadamente nas províncias de Gaza e Inhambane no sul.

Um desafio a ser enfrentado, reconhece a Presidente do Instituto Nacional de Gestão de Desastres, Luisa Meque. “Nós queremos estar atentos pela prevenção, prevenção e prevenção, este é o nosso grande desafio,  vincou a responsável.

A situação da insegurança alimentar em Moçambique cujo relatório contou com o contributo de várias organizações humanitárias e governamentais, tais como o Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutrição (Setsan, entidade estatal), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), bem como o Programa Alimentar Mundial (PAM), Actionaid e World Vision está a ser alvo de debate numa altura também em que se olha para o impacto que a covid-19 poderá ter na vida da população. ANG/RFI

         Covid-19Registados  mais 31 novos casos positivos na Guiné-Bissau

 Bissau, 19 Jan 21 (ANG)- A alta Comissária Nacional de Luta  Contra a pandemia de Covid-19 Magda Robalo Vaz revelou  segunda-feira a  existência de trinta e um (31) novos casos de infeção.

Imagem Ilustrativo
Segundo a Rádio Sol Mansi, a informação foi revelada pela referida responsável numa comunicação que fez à imprensa para informar o povo guineense da actual situação de Covid-19 no país, e alertou sobre a necessidade de se reforçar as medidas de prevenção para evitar com que o pior aconteça.

“De 11 à 17 de Janeiro foram  registados 31 novos casos de infeções e isso significa que estamos perante a segunda vaga de pandemia de Covid-19 no país, de modo que o reforço das medidas preventivas será fundamental para evitar que a situação semelhante aos meses de Abril, Maio e Junho do ano findo volte a acontecer”, aconselhou a comissária.

Segundo Magda,   ao longo do período da pandemia de Covid-19 foram já registados na Guiné-Bissau: 2.510 (dois mil e quinhentos e dez) casos positivos confirmados, 2.405 (dois mil e quatrocentos e cinco) recuperados, 45 (quarenta e cinco) óbitos  e 54 (cinquenta e quatro) casos activos.

Robalo Vaz disse que já apresentou uma proposta ao governo para a proibição  das festividades da maior festa cultural da Guiné-Bissau que é o Carnaval.

Adiantou  que na próxima semana pretendem realizar uma conferência de imprensa para confirmar se o Carnaval será manifestada ou não e caso vai ser manifestada de que forma será organizada para se evitar mais casos de infeções
de Covid-19.  ANG/AALS/ LPG//SG

                       
 RCA/Presidente Touadéra reeleito com 53,16% de votos

Bissau, 19 Jan 21 (ANG)- A presidente do Tribunal Constitucional, da República Centro Africana, Danièle Darlan, proclamou  segunda-feira, a vitória à primeira volta do Presidente cessante Faustin-Archange Touadéra de 63 anos com 53,16% de votos, mas admitiu que a participação no escrutínio de 27 de dezembro foi de apenas 35,25%, ou seja dois em cada três dos 76,31% de eleitores inscritos não votaram.

O anúncio foi acolhido com aplausos por apoiantes do Presidente cessante, mas as ruas de Bangui permaneciam na manhã de segunda-feira quase desertas, pois os habitantes temem novas incursões dos rebeldes. 

Estes resultados, apesar de contestado, surgem após quatro recursos para a anulação do escrutínio apresentados por 13 dos 16 rivais de Touadéra, alegando fraude massiva e a impossibilidade de votar de cerca de metade dos eleitores inscritos, devido à insegurança reinante no país.

A presidente do TC afirmou ainda que "uma parte do povo centro-africano, em guerra, foi impedido [de votar] devido a actos de terror...e apesar disso, o povo enviou uma mensagem muito clara e forte aos que o aterrorizavam, aos que lhe diziam de não votar e ao mundo inteiro".

De recordar que esta eleição decorreu num contexto de insegurança, pois a 17 de janeiro, 10 dias antes da eleição, seis dos mais poderosos grupos armados da RCA, que controlam dois terços do território - e que na sua maioria apoiam o antigo Presidente François Bozizé, cuja candidatura foi invalidada - aliaram-se na Coligação dos Patriotas para a Mudança e a 19 de janeiro, lançaram uma nova ofensiva em direcção à capital Bangui, para impedir a reeleção do Presidente Touadéra e a realização do escrutínio.

Apesar da superioridade das tropas centro-africanas, quer em homens, quer em equipamento e do apoio de cerca de 12.000 capacetes azuis da Minusca, a força da ONU de manutenção da paz e de paramilitares russos, na semana passada cerca de 200 rebeldes efectuaram duas incursões simultâneas às portas de Bangui, que foram repelidas, mas os combates provocaram cerca de 30 mortos rebeldes e a de um capacete azul ruandês, segundo o governo e a ONU. 

A principal coligação de partidos da oposição - COD 2020 - acusou neste domingo, 17 de janeiro, o representante da ONU no país, Mankeur Ndiaye, de ter apoiado o campo do Presidente cessante e reclama um inquérito da ONU à sua actuação, afirmando - embora sem apresentar provas - que o Tribunal Constitucional "foi alvo de pressões para proclamar a vitória de Touédara" por parte do enviado especial de António Guterres, o que o acusado e o TC negam determinantemente.

Desde dezembro de 2020, cerca de 60.000 cidadãos fugiram da violência, que assola a RCA, segundo dados de 15 janeiro do Alto Comissariado da ONU para os refugiados.

Só no dia 13 de janeiro, 10.000 pessoas atravessaram o rio Oubangui, para se refugiarem na RDC. ANG/RFI

                        Função/ Greve da UNTG afeta serviços públicos

Bissau, 19 jan 21 (ANG) – A segunda vaga da greve da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) afeta os serviços públicos do país.

Imagem Ilustrativo
A nossa reportagem constatou esta terça-feira a fraca presença dos funcionários nos Ministérios do Comércio, Justiça e Finanças, e no  Ministério da Justiça verificou-se que os serviços de Identificação e Registo Civil assim como o do Registo Criminal funcionam até as 12 horas.

Em declarações à  ANG,  o  funcionário público Pascoal Insali  manifestou-se contra a decisão do Governo de atribuir subsídios com valores avultados aos titulares de órgãos de soberania.

Insali disse que observa a greve porque entendeu que os seus direitos estão a ser lesados uma vez que os salários dos funcionários são  péssimos.

 “Também temos uma situação que mais nos motivaram a aderir a essa greve. Fomos bloqueados as senhas dos trabalhos e salários que até hoje não foram desbloqueados, o que para nós não está bom”, frisou.

Insali apelou ao diálogo entre as partes para a busca de solução a fim de levantar a greve, que segundo ele,  não  só afeta diretamente aos funcionários públicos como também às suas famílias.

  Nilda Vaz, outro servidor do Estado, considerou de injusto a atribuição dos subsídios aos titulares dos órgãos de soberania, justificando que esses subsídios podiam servir para aumentar os salários dos funcionários que recebem muito mal.

 Dionísio Indeque, por seu lado, diz que a greve está a afetar todos os setores sociais, o que, segundo disse,  “não é bom para o país e pode afundá-lo ainda mais na situação de dificuldade em que  se encontra, em termos de resolução dos problemas sociais.

“Se vejamos, são muitas pessoas que estão a sofrer nos hospitais, crianças que não vão à escola e outros setores que estão paralisados devido a  greve, que para mim é prejudicial para o país Peço ao governo  para diligenciar no sentido de encontrar uma solução para acabar com a paralisação  na administração publica guineense”, disse.

Indeque pediu ao Presidente da República  para vetar o   Orçamento Geral de Estado/2021, justificando que a promulgação desse orçamento é mesmo que dizer ao setor privado para abandonar a sua atividade, “porque não terão condições para suportar os impostos introduzidos no OGE”.

Sublinhou que existe muitas coisas nesse orçamento, exemplificando a taxa de audiovisual, que segundo ele, existem muitas pessoas que não consomem o serviço da Televisão da Guiné-Bissau pelo que não podem ser obrigados a pagar aquela taxa.

Dionísio Indeque disse ter a certeza de que os deputados não estudaram a proposta do OGE de 2021 porque se tivessem lido a proposta não iam votar,  porque, na sua opinião,  “o orçamento não  ajuda em nada, antes pelo  pelo contrário prejudica a sociedade”.

Pediu o governo a se sentar a mesma mesa com a UNTG para negociar, "porque só com o diálogo se pode encontrar  soluções”. 

ANG/DMG/LPG//SG

                  Covid-19/ África inicia hoje programa de pré-encomenda de vacinas

 Bissau, 19 Jan 21(ANG) – Os países africanos podem a partir de hoje fazer a pré-encomenda de vacinas para a covid-19 através da plataforma electrónica para abastecimentos médicos da União Africana, contando para isso com garantias financeiras do Afreximbank, foi hoje anunciado.

Imagem Ilustrativo

“A Plataforma Africana de Fornecimentos Médicos [AMSP, na sigla em inglês] inicia hoje o programa de pré-encomenda de vacinas covid-19 para todos os Estados-membros da União Africana [UA]”, anunciou a organização em comunicado.

De acordo com a União Africana, a plataforma será a “única fonte que permitirá o acesso rápido, transparente e rentável” às 270 milhões de doses de vacinas da Pfizer, Johnson & Johnson e AstraZeneca que a União Africana conseguiu reservar para o continente de 1,3 mil milhões de pessoas.

Através de pré-encomendas, que podem ser feitas a partir de hoje, a plataforma pretende oferecer “acesso equitativo” às vacinas aos 55 Estados-membros da organização pan-africana, de que fazem parte os lusófonos Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Os pagamentos das encomendas serão “facilitados” pelo Afreximbank, que, segundo o comunicado, fornecerá aos fabricantes, em nome dos países, “garantias até 2 mil milhões de dólares” (cerca de 1,65 mil milhões de euros).

“Estes são tempos históricos. Pela primeira vez na história, a África garantiu o acesso a milhões de doses de vacinas no meio de uma pandemia como a maioria dos países ocidentais”, disse Strive Masiyiwa, enviado especial da União Africana.

“Há ainda uma enorme escassez de doses de vacinas e é por isso que esta colaboração continental concebeu uma distribuição justa, juntamente com um acesso equitativo às vacinas covid-19 em todo o continente”, acrescentou.

Benedict Oramah, presidente do conselho de administração do Banco Africano de Exportação-Importação (Afreximbank), sublinhou também a importância de uma abordagem continental na procura de vacinas.

“Ao fornecer garantias de compromisso de aquisição antecipada até 2 mil milhões de dólares aos candidatos a fabricantes, o Afreximbank assegurará que os Estados africanos possam aceder rapidamente às vacinas covid-19, a preços competitivos e de forma atempada, contribuindo assim para salvar vidas e meios de subsistência”, acrescentou.

Para apoiar as operações de vacinação, a plataforma lançou também uma nova categoria de acessórios que ajudará os países a adquirirem equipamentos associados à vacinação, como congeladores de temperatura ultrabaixa, equipamento de protecção pessoal, algodão, seringas e agulhas, entre outros.

“Os maiores desafios no acesso à vacina covid-19 em África têm sido o financiamento das vacinas e a logística da vacinação em escala, mas estamos satisfeitos por esta lacuna estar a ser preenchida pela facilidade de financiamento do Afreximbank”, afirmou o director do CDC África, John Nkengasong.

“A decisão crítica agora é como começar a vacinação para que, uma vez iniciada, não haja interrupções. É aqui que a AMSP desempenhará um papel muito importante”, acrescentou.

A AMSP (www.AMSP.africa) é uma iniciativa sem fins lucrativos lançada pela União Africana como resposta à pandemia de covid-19. ANG/Inforpress/Lusa

 

 

 Diplomacia/Presidente da República condecora  Jorge Carlos Fonseca com medalha  Amílcar Cabral 

Bissau, 19 Jan 21 (ANG) – O Presidente da Guiné-Bissau condecorou o seu homólogo de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca com a Medalha  Amílcar Cabral, a mais alta distinção do país.

 Numa  declaração conjunta, Umaro Sissoco Embaló sustentou que a Medalha Amílcar Cabral, também pertence ao Presidente Fonseca, acrescentando que o povo guineense nunca se esquecerá da visita  do Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca à Guiné-Bissau.

Disse que esta é a primeira visita de um Chefe de Estado cabo-verdiano ao solo pátrio de Amílcar Cabral [Guiné-Bissau], desde a independência do jugo colonial em 1974 e coincide com a abertura, pela primeira vez, da Embaixada de Cabo Verde no país. 

sissoco Embaló referiu que o governo cabo-verdiano designou, na semana passada, o seu Embaixador para a Guiné-Bissau e que já recebeu “Agreement – Aceitação” das autoridades da Guiné-Bissau.

 Presidente Embaló  reiterou  que  a Guiné-Bissau manterá com países irmãos, uma relação de Estado para Estado e entre povos.

 Garantiu, neste particular, que enquanto Presidente da República, vai assegurar a relação entre os dois Estados e povos.

o chefe de Estado guineense sustentou que a Guiné-Bissau possuí uma história de vários anos e que não há guineense que não tenha primos ou irmãos em Cabo Verde e da mesma forma também com os cabo-verdianos.

“Queria dizer algo em crioulo cabo-verdiano: essa medalha pertence-lhe também, porque várias pessoas dizem que Amílcar Cabral é de Cabo Verde e outras dizem que é da Guiné-Bissau, mas eu não sei, porque não conheço Cabral. Uma coisa sei: Amílcar Cabral é guineense e cabo-verdiano de maneira que tem direito de receber a medalha Amílcar Cabral, que é a maior condecoração do Estado guineense”, disse.

 Sissoco Embalo defendeu que os dois países devem andar juntos na CEDEAO, CPLP, Nações Unidas entre outras organizações com posições bem concertadas. 

O Presidente  Jorge Carlos Fonseca mostrou-se surpreendido com a condecoração com a medalha Amílcar Cabral .

““Nunca me passara pela cabeça ser merecedor de tão elevada distinção, apesar das ambições que me acompanharam nesta visita às terras da Guiné”, disse.

Carlos Fonseca disse que com essa medalha sente-se mais comprometido e engajado como chefe de Estado cabo-verdiano em trabalhar para que as relações entre guineenses e cabo-verdianos sejam cada vez mais fortes e próximas.

“Nós tivemos um passado comum, partilhamos lutas, sacrifícios imensos e cumplicidades no nosso percurso. Houve período da nossa história em que nos aproximamos muito, mas também houve outros em que houve separação temporária, mas na verdade o que nos une é tão forte e profundo”, referiu acrescentando: “somos dois estados soberanos e independentes, dois países que trilham caminhos da democracia a procura do desenvolvimento para o nosso povo, é preciso que nos reaproximemos no sentido de juntar esforços, facilitarmos o caminho que nos leva a um destino comum”, salientou.

O chefe de Estado cabo-verdiano assegurou que o destino comum dos dois povos é vencer obstáculos e trilhar caminhos para que guineenses e cabo-verdianos, todos sem distinção, conheçam verdadeiramente o progresso.

Jorge Carlos Fonseca sublinhou que todas as lutas e empenho dos dois países têm apenas um sentido que é proporcionar às pessoas, aos cidadãos, a liberdade, o bem-estar e a paz. ANG/ o Democrata

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

  Prevenção contra coronavirus

No plano individual deve-se  manter o distanciamento físico, usar  uma máscara,  lavar as mãos  regularmente e tossir fora do alcance  dos outros. Façam  tudo isso!

A nossa mensagem às populações e aos governos é clara. Façam tudo isso!"

                                        ( Tedros Adhanom Ghebreyesus - DG da OMS)

Diplomacia/Presidente da República de Cabo Verde inicia visita oficial de três dias à Guiné-Bissau 

Bissau, 18 Jan 21 (ANG) – O Presidente da República de Cabo Verde Jorge  Carlos Fonseca chegou esta manhã à Bissau para uma visita oficial de 3 dias ao país.

A sua chegada ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira foi recebido com  - Honras Militares  pelo seu homólogo guineense Umaro Sissoco Embaló .

 De acordo com o programa de visita, as 16 horas Carlos Fonseca terá um encontro com o  Presidente Umaro Sissoco Embaló, seguido de uma declaração conjunta à imprensa e mais tarde um jantar
 oferecido pelo chefe de estado guineense por ocasião da visita do Chefe de Estado de Cabo-Verde, no Palácio da República. 

No dia 19, conforme o programa,  para além do lançamento do livro - Discursos e Intervenções de Sua “Excelência Presidente da República de Cabo-Verde,Carlos Fonseca estará na Faculdade de Direito de Bissau, onde terá uma conversa aberta com os estudantes sobre a Democracia e o Estado  Direito -Experiência cabo-verdiana.

 Ainda neste dia, agendou um encontro com o primeiro-ministro  Nuno Gomes Na Biam , no - Palácio do Governo. 

“As 13h30- Almoço oferecido pelo Primeiro-ministro em honra da visita ao Palácio do Governo pelo Chefe de Estado de Cabo-Verde. 

Ainda na tarde de terça-feira, o presidente da Cabo Verde vai visitar  a Assembleia Nacional Popular  onde terá um  encontro com seu Presidente Cipriano Cassamá, acompanhado dos lideres das bancadas parlamentares, cerimónia com direito a saudações militares por uma secção da Guarda Nacional . 

 Jorge Carlos Fonseca agendou para as 18h30 e Encontro com a Comunidade cabo-verdiana radicada em Bissau, no hotel onde se encontra hospedado, culminando com um Jantar livre. 

Para  “20 de Janeiro de 2021, segundo o programa, esta reservado aos dois Chefes de Estados a deposição de corôa de flores  no jazigo do saudoso Amílcar Cabral e dos Combatentes da Liberdade da Pátria  no Mausoléu Amílcar Cabral  e uma declaração à imprensa alusiva ao Dia dos Heróis Nacionais. E  de seguida o Presidente da República de Cabo-Verde e a comitiva se deslocam para as ilhas de Bijagós, momento privado da visita, e só regressam à  Bissau no dia 21 janeiro. 

Jorge Carlos Fonseca e a comitiva devem deixar Bissau cerca das 15 horas do dia 21, quinta-feira de regresso a Praia, Cabo Verde. ANG/LPG//SG