quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Cooperação/Presidente de Cabo Verde disse que sua visita à Guiné-Bissau demonstra sinal de bom relacionamento entre os dois países

Bissau, 21 jan 21 (ANG) – O Presidente de Cabo Verde Jorge Carlos Fonseca  disse que  a sua visita à Guiné-Bissau demonstra que os dois países querem retomar e relançar o relacionamento que corresponde os laços históricos e a cultura dos dois povos.

Jorge Carlos Fonseca falava à imprensa após a deposição de coroas de flores no mausoléu Amílcar Cabral e dos heróis nacionais, alusiva a 20 de janeiro, data em que o país recorda o assassinato de Amílcar Cabral ocorrido há 48 anos em Conacri
.

O Presidente da Cabo Verde afirmou que  é com muito gosto que fez o gesto simbólico  de depositar coroas de flores no mausoléu Amílcar Cabral, uma referencia maior da luta de libertação nacional da Guiné e Cabo verde, mas também de outros heróis guineenses e cabo-verdianos que sacrificaram suas vidas para que os dois países se tornem independentes.

“E por tanto, a minha presença hoje aqui representa uma homenagem especial do Estado de Cabo Verde, através do seu Presidente de República, presta a Amílcar Cabral e todos os heróis guineenses e de Cabo Verde que protagonizaram a luta de libertação nacional dos dois países”, enalteceu Jorge Carlos Fonseca.

Perguntado se sai da Guiné-Bissau convencido com a inauguração de uma nova etapa de relacionamento entre os dois países, o Presidente de Cabo Verde disse que sai convencidíssimo, porque a visita decorreu muito para além daquilo que suponha poderia ser, sustentando que a recepção das autoridades guineenses, desde o Chefe de Estado da Guiné Bissau, do Primeiro-Ministro, o parlamento foi muito amistosa, fraternal e calorosa.

O estadista cabo-verdiano enalteceu ainda, a recepção dos jovens na Faculdade de Direito de Bissau e ao povo e isso só poder uma expressão de que os guineenses e cabo-verdianos querem retomar e relançar os laços históricos e que corresponde a historia e a cultura dos dois povos.

“E portanto temos que fazer muitas coisas bonitas juntas e vamos acertar a melhor data para que o Presidente da Guiné-Bissau possa fazer uma visita de Estado a Cabo Verde”, garantiu Carlos Fonseca.

Disse que no encontro que manteve com o Primeiro-ministro mostrou o interesse em reatar a comissão mista bilateral entre os dois países para as áreas de transporte aéreos e marítimos, formação de quadros, economia azul do mar, administração e governação eletrónica entre outras áreas de cooperação que podem ser desenvolvidas e aprofundadas.

“Estamos aqui na Amura para depositar coroas de flores na campa de Amílcar Cabral ao lado dos seus companheiros, como João Bernardo Vieira e outros combatentes. Isso testemunha os laços de amizades que unem os dois povos que fizeram a mesma luta para libertação da Guiné e Cabo Verde”, enalteceu.

O Presidente da Guiné- Bissau afirmou que os dois países têm um ponto comum muito importante.

Sissoco Embalo adiantou que o artigo quarto da antiga Constituição da República, que falava de uma única  força dirigente da sociedade caiu na Guiné-Bissau e portanto as relações com todos os países africanos de língua portuguesa PALOP passou a ser de como irmãos na base do respeito e da Estados e povos, e não entre partidos.

Agradeceu ao Presidente Cabo-verdiano Jorge  Carlos Fonseca por ter aceitado o convite e vir a Guiné-Bissau, apesar de terem encontrado várias vezes nos concertos das nações, nomeadamente nas reuniões da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), francofonia e nas Nações Unidas, acrescentando que enquanto  dois países de expressão portuguesa, juntos terão uma presença forte.

“A nossa união fez muita força, porque a Guiné-Bissau, nunca será um país de francofonia ou anglófono, mas sim será sempre um país lusófono e Cabo Verde também”, afirmou o Presidente Guineense Umaro Sissoco Embalo.ANG/LPG/ÂC

 

Sem comentários:

Enviar um comentário