sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

 Governação/UNTG lamenta promulgação do Orçamento Geral do Estado 2021

Bissau, 29 jan 21 (ANG) – O Porta-voz da Comissão Negocial da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) lamentou a promulgação do Orçamento Geral do Estado/2021 feito  quinta-feira, pelo Presidente da República Umaro Sissoco Embaló.

João Domingos da Silva que falava em exclusivo à ANG, à margem da conferência de imprensa realizada pelos sindicatos de bases de alguns Ministérios, em respostas às afirmações do ministro das Finanças, segundo as quais já não há dívidas com  ninguém.

Aquele responsável disse que houve encontro de diferentes entidades privadas, públicas e Organizações da Sociedade Civil com o Presidente da República no sentido de ponderar a promulgação do referido documento mas que não foi o caso.

“Ouvimos vozes que criticaram o atual contexto, bem como as disposições contidas nesse OGE e também houve encontros de diferentes entidades, inclusive a Liga Guineense dos Direitos Humanos para apelar a Presidência da República a ponderação para fazer análise lógica do espírito daquele orçamento que infelizmente hoje temos só que lamentar”, referiu.

João Domingos pede a  cada guineense a pensar na forma como vai dar a sua contribuição direta ou indiretamente, acrescentando que o referido orçamento vai refletir na vida das populações.

“Digo isso porque, os impostos vão aumentar, inclusive a compra de saldo da luz elétrica, também muitos outros impostos incluídos nesse orçamento vão refletir na nossa vida no dia-a-dia”, referiu João da Silva.

De acordo com Domingos da Silva, quando se fala do aumento de alguns impostos, como é o caso do das eleições e outros, o governo deve ter em conta o contexto dos impostos prediais.

Disse que esse orçamento mostra que o país tem os políticos que cada vez têm o espírito de explorar o Povo.

 “Há muitos prédios no país que pertencem aos nossos governantes. Porque é que esses impostos como estão na lei não foram tomados como prioridades a fim de poder melhor e arrecadar receitas para o Estado da Guiné-Bissau?, criticou João Domingos.

Prometeu que a sua organização vai continuar a lutar para a melhoria das condições de vida dos servidores público do país.

O Presidente Umaro Sissoco Embaló promulgou quinta-feira o orçamento Geral do Estado referente ao ano em curso, que havia sido aprovado, há vários semanas, pela Assembleia Nacional Popular. ANG/DMG/ÂC//SG    

Sem comentários:

Enviar um comentário