sexta-feira, 15 de janeiro de 2021


Cooperação
/OMA promete apoiar reformas nas  Alfândegas da Guiné-Bissau

Bissau,15 Jan 21(ANG) – O vice-presidente da Organização Mundial das Alfândegas(OMA), para África Ocidental e Central, que se encontra de visita ao país garantiu que esta organização vai apoiar as Alfândegas da Guiné-Bissau na implementação das reformas em curso.

Guénolé Mbongo Koumou, em declarações à imprensa, à saída de uma audiência com o Presidente da República, disse que sem um recurso humano competente, a administração das Alfândegas da Guiné-Bissau dificilmente irá cumprir a sua missão, eficazmente.

“A Guiné-Bissau e a República do Congo Brazaville são dois países com boas relações fraternais e amizade e os chefes de Estado dos dois países são irmãos. A título de exemplo, uma importante avenida de Bissau foi baptizada com o nome de Denis Sassou Nguesso, o que constitui uma marca da união entre os dois povos”, explicou Guénolé Mbongo Koumou, igualmente director geral das Alfândegas do Congo Brazaville.

Adiantou que, nesse sentido e no quadro das relações de cooperação bilateral entre os dois países, irá instruir a administração das Alfândegas do Congo no sentido de apoiar e acompanhar o movimento das reformas da sua congénere guineense.

Aquele responsável disse ainda que no âmbito da Organização Mundial das Alfândegas(OMA), através de direfentes parceiros, irão mobilizar  meios técnicos e financeiros necessários para a implementação das reformas em curso nas Alfândegas da Guiné-Bissau.

O Director Geral das Alfândegas da Guiné-Bissau considerou a visita do seu homólogo congolês de “extremamente positiva”, acrescentando que irá impulsionar as reformas em curso naquela instituição, tanto ao nível dos recursos humanos, como das suas estruturas e estatutos.

Doménico Sanca disse que, com o apoio político manifestado pelo Presidente da República e do Governo, estão agora mais encorajados e determinados a  avançar com as reformas.

“O ano 2021 que agora se inicia, será decisivo para a Direcção Geral das Alfândegas na implementação do programa da reforma”, prometeu.

O vice presidente da Organização Mundial das Alfândegas para África Ocidental e Central encontra-se desde o dia 12 do corrente mês no país numa  visita de quatro dias à convite de Doménico Sanca. ANG/ÂC//SG

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário