quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Carnaval 2021/Secretário de Estado da Cultura se congratula com decisão de proibição da celebração do evento devido ao Covid-19

Bissau 27 Jan 21 (ANG) - O Secretário de Estado da Cultura considerou de “normal” a decisão de proibição da  celebração da maior festa cultural da Guiné-Bissau, o Carnaval, devido a  pandemia de Covid-19 que assola o mundo  e que já provocou 45 mortos na Guiné-Bissau.

Francelino Cunha ,em declarações exclusivas à Agência de Notícias da Guiné afirmou que o Carnaval 2021 podia até ser realizada de forma moderada se por acaso não for verificado o início da segunda vaga da pandemia da Covid-19 no país, nas últimas semanas, do corrente mês.

 “Nada podemos fazer quando está em causa a nossa saúde. Sabemos que a manifestação do carnaval 2021 só vai aumentar os números de casos de Covid-19, uma vez que é um dos eventos que provoca aglomeração das pessoas. Por isso, é melhor evitar de mod
o à se prevenir do pior”, referiu o Secretário de Estado da Cultura.

Cunha sublinhou que, certamente,  vão perder muito com a não manifestação do Carnaval, porque  envolve  dinheiro que as mulheres que vendem em barracas ganham durante este período, para além das receitas dos hotéis  com a vinda de turistas, vendas de alguns instrumentos culturais, entre outras. Disse que  vale a pena perder tudo isso para ter saúde.

“A ideia de não manifestar o Carnaval 2021 é da Secretaria de Estado da Cultura, em colaboração com o Alto Comissário para Luta Contra Covid-19. Foi discutida no Conselho de Ministros e foi aprovada, também veio a fazer parte de uma das questões do Decreto conjunto feito pelo Presidente da República, primeiro-ministro e vice-primeiro primeiro-ministro”, explicou aquele governante.

Cunha disse que estão satisfeitos com a decisão de suspender o Carnaval por questão de saúde. Tendo prometido dar a sua contribuição sempre que possível para evitar  o mal maior.

África regista 85.883 mortos e mais de 3,4 milhões de infectados pelo novo coronavírus, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana  (África CDC).

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos, 2.129. 368 mortos resultantes de mais 99,1 milhões de casos de infecção em todo mundo, segundo um balanço feito pelo agência francesa AFP.

Covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detectado no final de Dezembro de 2019, em Wuhan uma cidade do centro de China.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou o reforço das medidas preventivas devido a nova variante de Covid-19 descoberta no Reino Unido, por motivo deste  ser “causa para alarme” tendo em conta a sua capacidade contagiante. ANG/AALS/ÂC//SG 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário