quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Política/Presidente da Comissão Organizadora do “Janeiro de Combate” afirma que única alternativa ao poder é o PAIGC

Bissau 21 de Jan (ANG) – O Presidente da Comissão Organizadora o “Janeiro de Combate”, disse que o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) é única alternativa ao poder na Guiné-Bissau.

Em entrevista exclusiva hoje à ANG, Manuel dos Santos (Manecas), afirmou que no âmbito das comemorações do Dia dos Heróis Nacionais, e do assassinato do fundador da nacionalidade guineense, Amílcar Cabral que se assinala à 20 de Janeiro, o partido organiza entre os dias 20 à 23 do corrente mês, ciclo de palestras alusivos a data, denominado “Janeiro de Combate”.

Disse que o evento visa discutir os problemas atuais do país e ideologia do partido, bem como tirar a Guiné-Bissau do marasmo em que se encontra atualmente a Guiné-Bissau e o PAIGC se encontram numa situação cansada por isso, é preciso falar destes assuntos fundamentais do país e do partido, para que se possa tirar o país no sitio onde se encontra.

“Os militantes e simpatizantes do PAIGC e o povo em geral  têm que entender que o único partido com programa e pessoas capazes de tirar o país do buraco onde está é o nosso grande partido”, afirmou Manuel dos Santos.

De acordo com ele, é isso que pretendem com o evento, salientando que em vez de estarem todo tempo a chorar Amílcar Cabral no dia em que foi assassinado que é 20 de Janeiro, vão pôr em prática os seus ensinamentos .

Falando na pertinência do tema de hoje “Nossos recursos, Nosso Desenvolvimento, Que Visão para que Estratégia de exploração Sustentável de Recursos em Tempos de Cólera Populista”, que será orado por Albino Rachid Said, disse que o país está numa época em que tudo está a ser feito de cabeça para baixo.

Frisou que a exploração dos recursos devem ser feita de uma forma racional e para que possa servir a todos os guineenses e não uma meia dúzia de pessoas.

Durante os três dias serão debatida entre outros temas, o sonho de Amílcar Cabral e as realidades concretas da Guiné-Bissau ,o papel do sector privado na produção da riqueza do país desafios e caminhos, a “arma “ da juventude e o seu percurso no PAIGC e no país uma questão de mérito ou casualidade?, e os desafios da reorganização interna do PAIGC modelos, critérios e etapas.

E terá como oradores Mário Musante
da Silva, Bacar Djassi, Dautarin Monteiro, Geraldo Martins, João Bernardo Vieira entre outros.ANG/MSC/ÂC

 

Sem comentários:

Enviar um comentário