segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Comunicação Social /SINJOTECS exige “levantamento imediato” da suspensão imposta ao jornalista da TGB

bissau, 18 jan 21 (ANG) – o Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS) exige o levantamento imediata do que diz ser  “inapropriada suspensão” imposta contra o jornalista da TGB, para que este possa regressar ao trabalho.

Em comunicado distribuído à imprensa e às organizações  regionais e internacionais à que a Agência de Noticias da Guiné(ANG) teve hoje acesso, a organização que defende a classe jornalista guineense considera  de “um atentado” à livre exercício do jornalismo a suspensão do jornalista da televisão da Guiné-Bissau Baducaram Imbenque.

O SINJOTECS qualificou de “precipitada e emotiva a decisão de suspender “sem culpa formada e nem a observância de autodefesa por parte da vitima”.

A organização considerou ainda a decisão como “infeliz” e que a mesma é carregada de postura “autoritária e abuso de poder” da parte do Diretor-geral da TGB, Amadu Jamanca, exortando-o a se pautar pelo cumprimento da sua missão em observância às leis da República, sobretudo a Constituição e a Lei de imprensa, e incentivar o rigor e o profissionalismo  no tratamento de acontecimentos na televisão nacional.

O jornalista desportivo da TGB, Baducaram Imbengue foi recentemente suspenso das suas actividades, segundo a Voz de Alemanha, por ordem do Diretor-geral da TGB, Amadu Jamanca, alegadamente por não ter entrevistado o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló no âmbito de um torneio disputado por órgãos da soberania: Presidência da República, Deputados, Poder Judicial e o Governo. ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário