terça-feira, 26 de janeiro de 2021

                 Óbito/Faleceu o historiador e académico Leopoldo Amado

Bissau, 26 Jan 21 (ANG) - O professor universitário , historiador e Comissário guineense da CEDEAO Leopoldo Amado, faleceu domingo, em Dacar, Senegal, vítima de doença súbita.

O malogrado tinha 61 anos e era desde 2018 um destacado quadro da Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental.

Leopoldo Amado, "POIO", como era  licenciado em história em 1985 pela Faculdade Letras de Lisboa - Universidade Clássica de Lisboa, concluiu em 1987 o Curso de pós-graduação em Relações Internacionais (Estudos Islâmicos) pela extinta Universidade Internacional de Lisboa e frequentou entre os os 1987-1989 o curso de mestrado em Estudos Africanos no Institituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, antes de regressar à Guiné-Bissau em 1989, onde desempenhou vários cargos. 

Actualmente, Leopoldo Amado era Comissário da CEDEAO para a pasta da Educação, Ciência e Cultura, cargo para o qual fora proposto em 2018 pelo então Presidente guineense, José Mário Vaz.

historiador e professor Leopoldo Amado, de que parte da obra como historiador está ligada à luta de libertação da Guiné-Bissau e trabalhou directamente com o primeiro Presidente de Cabo Verde, Aristides Pereira, na elaboração do livro “Uma luta, um partido, dois países”, destacava-se pelo seu conhecido apego à cultura genuína guineense, um profundo conhecedor das tradições dos diferentes povos da Guiné-Bissau.

Foi jornalista e era também um exímio comentador, em diferentes órgãos de comunicação social, sobre assuntos ligados à atualidade política e social guineense.

Professor universitário, investigador sénior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), de que chegou a ser director-geral, Leopoldo Amado interessava-se particularmente como historiador pelos Países  Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Nascido em Catió, no extremo sul da Guiné-Bissau, há 61 anos, Leopoldo Amado estava a desenvolver um programa, no âmbito do seu pelouro na CEDEAO, no sentido de capacitar mais os alunos guineenses, que como o próprio admitiu, estão atrasados em relação aos dos restantes 14 países do espaço da CEDEAO.

O professor Leopoldo Amado, POIO, faleceu, domingo, em Dacar, no Senegal e o seu corpo deverá ser transladado para Bissau onde será sepultado.

Na Guiné-Bissau, a partir de 1989 quando regressou ao país, Leopoldo Amado foi investigador no INEP, que mais tarde veio a dirigir e desempenhou, sucessivamente, as funções de: Director do mensário “Baguera”; Director Comercial da na altura maior empresa privada do país a Geta-Bissauvice-presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Director do “Tcholoná”, a única Revista Cultural então existente no país.ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário