segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Sociedade/Citadinos de Bissau indignados com suspensão  de certas atividades por decreto presidencial

Bissau, 25 Jan 21 (ANG) - vários  citadinos de Bissau não concordam com certas medidas anunciadas recentemente através de um decreto presidencial, no âmbito da luta contra a  pandemia da Covid 19.

Falando à ANG  Suncar Dabó, vendedeira ambulante manifestou a  sua discordância com a suspensão das aulas. Para ela deve ser tomada medidas específicas para controlar os infetados nas  escolas onde houve infetados, e reforçar as medidas preventivas nas restantes escolas “e não necessariamente suspender as aulas por um mês em todos os estabelecimentos de ensino de Bissau”.

Esta vendedeira ambulante acrescenta  que é preciso tomar medidas para controlar a propagação da pandemia, mas as que não vão prejudicar mais a vida dos cidadãos .

Rogério Nanque, estudante universitário, disse concordar em parte com as medidas tomadas pelo Governo guineense para mitigar o novo coronavirus, mas que  não concordou com a suspensão geral das aulas.

Segundo Rogério, o perigo da propagação da pandemia está mais nos mercados, transportes e restaurantes, que estão a funcionar normalmente.

De acordo com Rogério, o Estado guineense foi infeliz com esta decisão de suspender  as aulas na capital, que, na sua opinião, só vai demonstrar  “o pouco interesse” do Governo para com o setor do ensino.

 Na opinião de Virgílio Correia, funcionário público,  o governo simplesmente tomou a decisão de suspender as aulas, com intuito de ganhar mais tempo para resolver o já instalado caos no setor de ensino com sucessivas paralisações sem soluções à vista.

 Virgílio exorta os governantes a tomarem “medidas contextualizadas”, para não   copiar medidas para implementar num pais com realidades distintas.

Um decreto presidencial baseado nas recomendações da Alta Autoridade de Luta contra Covid-19 determinou a suspensão da aulas no Sector Autónomo de Bissau durante 30 dias, entre outras medidas adoptados no âmbito do estado de calamidade em vigor desde domingo,24.  ANG/CP//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário