quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Inacep/ Presidente do Sindicato de base dos trabalhadores anuncia levantamento de greve de 15 dias

Bissau, 14 Jan 21 (ANG) – O presidente do sindicato de base dos trabalhadores da empresa INACEP anunciou hoje o levantamento da greve de 15 dias, após quatro dias de negociações com o patronato e que culminou com a assinatura de um  Memorando de Entendimento entre as partes.

De acordo com Walter Mendonça, consta no referido memorando o pagamento dos atrasados salariais, a melhoria das condições de trabalho, o controlo das receitas e despesas e a redução do pessoal.

O Memorando de Entendimento à que Agência de Notícias da Guiné teve acesso hoje, indica ainda que  o  patronato aceitou a criação de uma caixa única de pagamento nas instalações da empresa, pagamento de forma alternada dos três meses de atrasados salariais de  2020, a partir do mês de Maio próximo  e fixou-se a data para o  pagamento do salario em atraso correspondente ao mês de dezembro de 2020

Ao abrig
o desse memorando, a Direcção se comprometeu a envidar esforços no sentido de levar a cabo o saneamento ou seja a redução do pessoal num
período de seis meses e regularização das questões de segurança social do pessoal na situação de reforma.

“A Direcção  da INACEP, o Sindicato de Base e a Secretaria de Estado da Comunicação Social  devem doravante encetar diligências  coordenadas junto do Ministério das Finanças, com vista a conseguir o pagamento faseado da divida contraída pelo  Estado para com a empresa”, refere o documento.

Acrescenta que a Direcção da INACEP se compromete em  não proceder ao desconto de faltas aos funcionários por  adesão à greve.

No memorando, o patronato comprometeu-se   criar uma Comissão Tripartida, de controlo das receitas e despesas da empresa, composta por elementos da Direcção da Empresa, Sindicato de base e da secretaria de Estado da Comunicação Social.

Em declarações a Agência de Notícias da Guiné (ANG)  Walter Mendonça avisou que o incumprimento de qualquer ponto constante no memorando assinado leva à retoma da greve .

Mendonça justificou que   exigem a redução do pessoal, porque “existe muitos funcionários que não produzem”.

Os trabalhadores da INACEP observavam desde  6 de janeiro uma paralisação prevista para  15 dias, exigindo do patronato o pagamento dos salário em atraso e regularização dos trabalhadores na seguração social entre outras.ANG/LPG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário