segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

 Diplomacia/"Cabo-Verde pretende abrir uma nova página de relação com a Guiné-Bissau" diz presidente cabo-verdiano

Bissau, 18 Jan 21 (ANG) – O Presidente cabo-verdiano disse que Cabo Verde pretende abrir uma nova página na relação com a Guiné-Bissau.

Jorge Carlos Fonseca que falava esta segunda-feira  à sua chegada ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira por uma visita de três dias à convite do seu homólogo guineense Umaro Sissoco Embaló.

Na sua breve declaração à imprensa, Fonseca disse que aceitou visitar Guiné-Bissau para mostrar e deixar testemunho de que pretendem abrir uma nova página na relação entre Guiné-Bissau e Cabo Verde, que não é uma relação de anos 70, mas sim uma relação próxima com bases diferentes, laços de dois países que se respeitam, dois países irmãos e amigos que podem cooperar com benefícios mútuas ou dois países que se constituem em democracia  um Estado de Direito.

"Cabo Verde e Guiné-Bissau têm que estar unidos, juntos e próximos, independentemente das conjunturas politicas ou de quem é o presidente, primeiro ministro ou partido que está no poder ou de maioria parlamentar. É o que  interessa para que o Cabo Verde e Guiné-Bissau estejam juntos, porque o que nos uni é a história, a luta, consanguinidade e fraternidade”, enalteceu Carlos Fonseca.

 Acrescentou que é preciso  criar uma base forte, sólida para que Cabo Verde e Guiné-Bissau andem juntos e trabalham para os princípios que são comuns na União Africana, CEDEAO, na CPLP, mais sobretudo também na criação de uma aproximação humana mais forte e intensa entre guineenses e cabo-verdianos.

O presidente cabo-verdiano disse ainda que as pessoas podem divergir em termos da democracia, ter opiniões diferentes, princípios diferentes, adoração política diferente mas que a relação entre os povos é fundamental e não muda.

Carlos Fonseca sugere a criação de uma comunidade forte e sólida pelos dois países e disse esperar que esta visita constitua novo ponto de partida nas relações entre a Guiné e Cabo Verde pelo que conta com o presidente Sissoco, governo e todos os partidos políticos, comunicação social, entre outros ramos da vida social, para preservar aquilo que é fundamental, a história e cumplicidade entre Guiné-Bissau e Cabo-Verde. ANG/MI/LPG//SG
        

Sem comentários:

Enviar um comentário