sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

  
Covid-19
/Investigadores chineses dizem que 2021 pode ser pior do que 2020

Bissau, 15 Jan 21(ANG) - Um novo relatório publicado por pesquisadores chineses considera que o impacto da pandemia de coronavírus poderia vir a ser pior em 2021 do que no ano passado.

No pior dos cenários, o balanço global poderia chegar aos 5 milhões de óbitos até Março.

Trata-se de um pessimismo reforçado pela recente identificação de novas estirpes mais contagiosas do vírus.

Até agora, de acordo com os dados recolhidos pela Universidade Johns Hopkins, contabilizaram-se quase 2 milhões de mortos e mais de 93 milhões de infectados em todo o mundo.

Segundo o mais recente relatório dos investigadores do Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças, do Exército Popular de Libertação e de diversos outros institutos militares e civis chineses publicado no passado dia 8 de Janeiro na revista médica 'Disease Surveillance', estima-se que até ao início de Março, poderemos ascender a 170 milhões de contaminações a nível mundial.

De acordo com os peritos chineses, os Estados Unidos permaneceriam na dianteira desta classificação com 32 milhões de casos, ou seja cerca de 20% do total mundial, sendo que a Índia, o Brasil e a Rússia estariam também entre os países mais atingidos, com respectivamente 15,5, 15 e 6 milhões de casos.

Mesmo no melhor dos cenários, com governos a aplicar medidas de contenção, populações a cumprir as regras de biossegurança e a implementação de programas de vacinação massiva, o estudo refere que pelo menos 300 mil pessoas vão morrer com covid-19até ao início do mês de Março e, no pior dos casos, 5 milhões a nível mundial.

A confirmar-se esta previsão, isto significa que a taxa de mortalidade não mais ascenderia aos actuais 2,1%, mas sim aos 3%, ou seja o nível atingido há um ano no Wuhan, na China quando os hospitais ficaram ultrapassados perante o surgimento do que era então uma doença totalmente desconhecida, o relatório estimando ainda que o surgimento de novas doenças infecciosas “pode vir a tornar-se a nova norma”.ANG/RFI

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário