segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Política/“O país recupera sua credibilidade interna e externa após realização das eleições presidenciais”, diz Presidente da República

Bissau, 25 jan 21 (ANG) – O Presidente da República afirmou que o país recuperou a sua credibilidade interna e externa após a realização das eleições presidenciais pacíficas, justas, livres e transparentes, por ele ganhas legitimamente.

Umaro Sissoco Embaló  falava este fim de semana através de vídeochamada na 58ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Embaló disse que essas eleições permitiram a consolidação da normalidade democrática e constitucional, com o funcionamento normal da legislatura, havendo um Governo Constitucional suportado por uma maioria existente no Parlamento, acrescentando que permitiram uma estabilidade governativa e uma coesão nacional abrangente em torno dos grandes desígnios de desenvolvimento nacional. 

 “Continuarei a promover as vias e os meios recomendados para a aceleração do processo de reformas dos setores da Defesa e  Segurança mobilizando para o efeito recursos nacionais pórpios e apoio da comunidade internacional, salvaguardando a soberania nacional da Guiné-Bissau e os seus interesses supremos no quadro desta estratégia, como condição sine qua non da modernização do Sistema de Defesa e de Segurança do país”, frisou.

Embaló prometeu ainda não poupar  esforços, e com base nas suas prorrogativas constitucionais para a promoção de  amplo debate técnico-científico, diálogo político e adopção de mecanismos legais competentes para uma revisão concertada, consensual e adequada da Constituição da República da Guiné-Bissau, para melhor definir e enquadrar o normal funcionamento dos órgãos da soberania.

No que diz respeito à nova vaga de Covid-19, Umaro Sissoco Embaló informou que as autoridades sanitárias nacionais actuaram urgentemente na prevenção e no combate à pandemia da COVID-19, de modo a proteger o tecido económico e social do país das suas consequências desastrosas.

Sustentou que foram  adotadas medidas preventivas mais propícias na prevencão da doença, em conformidade com as Directivas da Organização Oeste Africana de Saúde, na expectativa de aquisição conjunta e proporcional de vacinas recomendadas para a imunização das camadas de população mais vulneráveis.

Sissoco Embaló manifestou o seu profundo desagrado pelo encerramento unilateral de fronteiras que se verificou antes e após o período eleitoral, em certos países membro da CEDEAO, que segundo ele, constituiu um atentado ao princípio da liberdade de circulação de pessoas e bens no espaço da CEDEAO.

Chefe do Estado saudou a presidência ganesa da CEDEAO, congratulando com o bom desenrolar do processo democrático na sub- região no quadro das eleições presidenciais, legislativas e locais realizadas em 2020,  conforme constam do Relatório do Conselho de Mediação e de Segurança decorrente da sua 45ª Sessão Ordinária.

Segundo Embaló, os feitos da presidência ganesa constituem  factor encorajador para a prossecução  dos Estados Membros da CEDEAO e das suas instituições, da estratégia de retoma económica e do reforço dos instrumentos financeiros  necessários ao financiamento do processo de desenvolvimento dos Estados Membros. ANG/DMG//SG

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário