segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

  Saúde Pública/FNUAP doa equipamentos hospitalares ao Ministério da Saúde

Bissau, 11 Jan 21(ANG) – O Fundo das Nações Unidas para a População(FNUAP) doou esta segunda-feira equipamentos hospitalares ao Ministério da Saúde Pública no valor de 70 milhões de francos CFA.

Na ocasião, a  Secretária de Estado da Gestão Hospitalar disse que o referido donativo vai minimizar as dificuldades que o sistema de saúde pública guineense enfrenta.

Cornélia Aleluia Lopes agradeceu ao FNUAP e prometeu  que os kits da cesariana constituída por marquesas, caretas,  camas, mesas de cirurgia, de parto , de observação e porta-instrumentos , telas  e outros serão usados para  fins destinados.

O  representante do FNUAP na Guiné-Bissau disse que a iniciativa faz parte dos esforços que têm sido desenvolvidos para o reforço do sistema nacional de saúde e para o aumento da oferta de cuidados de saúde, com especial atenção à mortalidade materna.

Cheikh Fall lembrou que os dados sobre a mortalidade materno no país são muito preocupantes, com registo de  cerca de 900 mortes maternas por 100 mil nascidos vivos, citando  dados publicados por MICS 6.

Disse que os referidos números significam que na Guiné-Bissau muitas mulheres morrem diariamente ao darem a luz.

Aquele representante afirmou que é  também uma demonstração irrevogável do compromisso do FNUAP para alcançar Objectivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) que visam contribuir para a redução da mortalidade  materna e neonatal na Guiné-Bissau.

“As metas que devem ser alcançadas até 2030 devem ser de zero necessidade não satisfeita de planeamento familiar, zero mortes maternas evitáveis
e zero violência baseada no gênero e práticas nefastas, como o casamento infantil e a mutilação genital feminina”, disse Fall.ANG/JD/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário