segunda-feira, 11 de janeiro de 2021


Cruz Vermelha/
Presidente da organização pede atenção do governo à instituição

Bissau, 11 Jan 21 (ANG) – O Presidente da Cruz vermelha da Guiné-Bissau pediu atenção do governo à sua instituição como entidade tutora.

Em entrevista exclusiva esta segunda-feira, Sadna Na Bitâ defendeu  que o governo criou esta organização como humanitária e que deve prestar-lhe atenção procurando saber das suas atividades  e como está a implementá-las.

“É o governo da Guiné-Bissau que criou a Cruz Vermelha, é preciso que lhe presta muita atenção. O governo nos criou como uma organização humanitária, estamos sob a tutela do Primeiro-ministro(PM),  e esse deve nos ver, deve sentar connosco para saber o que podemos fazer, como o  fizemos, e isso nos permite se sentir mais encorajado e mais forte”, frisou Sadna.

Disse que não tem sido fácil porque há muito de tempo que a organização está a tentar se encontrar com as autoridades, nomeadamente o gabinete do PM para poder transmitir preocupações humanitárias recolhidas das comunidades.

Sadna disse que a sua organização, no quadro da prevenção da covid-19 conseguiu mobilizar fundos junto da Federação da Cruz Vermelha para poder apoiar as pessoas, justificando que a Cruz Vermelha costuma dar assistência às pessoas, mas também dá à pessoas oportunidades de escolherem o que querem de concreto.

Acrescentou que a organização tem um programa de transferência monetário e que neste momento estão a  concluir os trabalhos para poderem transferir apoios para as pessoas vítimas da covid, que a organização considera vulneráveis.

 “Quando falo da Cruz Vermelha, não estou a falar só da Guiné-Bissau, mas do Movimento de Cruz Vermelha. O Movimento da Cruz Vermelha é uma organização com mais de 150 anos e foi criado em 1863 que até aqui tem muita experiência. Tudo o que a Cruz Vermelha da Guiné-Bissau faz tem a orientação estratégico do Movimento internacional da Cruz Vermelha onde somos parte. Por isso, as pessoas não devem desconfiar da nossa organização”, referiu. ANG/DMG/ÂC//SG

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário