sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

         
RDC
/Moção  de Censura contra primeiro-ministro e seu governo

Bissau, 29 Jan 21 (ANG) - A Assembleia Nacional destituiu o Governo de Ilunga Ilunkamba, na sequência de uma moção de censura contra a sua equipa, apresentada sexta-feira última e aprovada por 301 deputados, soube a PANA de fonte oficial.

Dos 382 deputados, que participaram no plenário, 367 votaram a favor da moção, sete contra e dois abstiveram-se e um nulo, segundo a mesma fonte.

O presidente do gabinete provisório declarou, no final da votação, que o Governo é considerado demissionário e que o primeiro-ministro deve consequentemente entregar a demissão do seu  Governo num prazo de 24 horas.

Esta votação ocorreu na ausência do primeiro-ministro, Sylvestre Ilunga Ilunkamba, que declinou o convite, avançando que só o gabinete definitivo dotado destes poderes pode empreender tal media.

Numa correspondência enviada ao Gabinete de Idade da Câmara dos Deputados, Ilunga Ilunkamba afirmou que “a famosa moção de censura é apenas uma manobra política sem base factual e contrária a exigências do Estado de direito.”

“Estou à disposição do gabinete definitivo”, disse o primeiro-ministro.

Apelou ao gabinete de idade para organizar, o mais rápido possível, um escrutínio para a eleição do gabinete definitivo, o único, a seu ver, com plenos poderes para empreender qualquer moção de censura contra o Governo.ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário