segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Turismo/Secretaria de Estado isenta operadores do sector do pagamento de taxas no período da pandemia

Bissau,11 Jan 21(ANG) – O Diretor-geral de Promoção e Investimento Turístico e Hotelaria afirmou que a Secretaria de Estado do Turismo isentou os operadores do sector do pagamento de sete meses de taxas, durante o período da pandemia da Coviv-19.

Umaro Baldé, em declarações à ANG e  TGB durante o encontro promovido no sábado pela Associação dos Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau com os seus associados de Bissau e região de Biombo, disse que a referida isenção visa aliviar-lhes dos prejuízos sofridos durante a pandemia.

Aquele responsável afirmou que criaram ainda uma Comissão Interministerial tendo em conta a transversalidade do sector turístico, constituída pelos Ministérios das Finanças, da Administração Territorial e outras entidades, de forma a estudar os mecanismos para  dar respostas à situação dos operadores do sector.

“Estamos ainda a fazer esforços no sentido de fazer com que os operadores do sector turístico tornassem mais fortes visando caminhar com os seus próprios pés”, explicou.

Umaro Baldé disse que a Guiné-Bissau, através da Secretaria de Estado do Turismo e Associação dos Operadores Turísticos, participaram recentemente numa cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), realizada em Ouagadougou(Burkina Faso), onde cada país apresentou os diagnósticos e medidas tomadas de forma a mitigar a crise pandémica.

Disse que a Guiné-Bissau foi um dos exemplos no encontro, em termos de apresentação de acções coordenadas  e conjuntas, no sentido de aliviar o sofrimento dos operadores turísticos neste período da pandemia.

Por sua vez, o Presidente da Associação dos Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau, Jorge Paulo Cabral sublinhou que, não obstante a crise financeira com que  os seus associados se lidaram, o desempenho durante o ano findo foi positivo, em traços gerais.

Acrescentou que
em 2020 conseguiram realizar dois seminários para os seus associados, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, e que participaram  na cimeira do sector privado da CEDEAO realizada em Ouagadougou(Burkina Faso, e ainda procederam a assinatura de uma  parceria com a empresa de telecomunicações MTN, visando fazer um levantamento de bancos de dados dos operadores turísticos, entre outras ações.

Perguntado sobre quais são as maiores preocupações da Associação dos Operadores Turísticos neste momento, Jorge Paulo Cabral disse que prende-se com o relançamento das suas actividades pós Covid-19.

Adiantou  que já elaboraram propostas nesse sentido e que foi submetida ao Governo, de forma a dar uma mãozinha
   aos operadores turísticos, em termos de créditos com juros bonificados, para evitar o despedimento colectivo dos trabalhadores, tendo em conta a descapitalização das empresas devido a pandemia da Covid-19.ANG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário