segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Agricultura/ Guiné-Bissau e Senegal assinam acordo de cooperação no domínio agrícola

Bissau, 18 Jan 21 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau e  do Senegal assinaram recentemente , em Bissau, um protocolo de acordo para reforçar cooperação entre dois estados no setor agrícola .

Segundo o  Jornal O Democrata,  o referido acordo terá a duração de cinco anos, com possibilidade da renovação por igual período.

O semanário refere que os dois países acordaram  fortalecer a cooperação na investigação agrícola no domínio da produção vegetal, da produção animal e da produção florestal, assim como na área de proteção florestal.

As partes ainda se comprometeram em  trabalhar na gestão de pragas transfronteiriças, no sistema de gestão da qualidade fitossanitárias e na comercialização de produtos agrícolas.

Acordaram igualmente trabalhar  na área Hidráulica agrícola, no equipamento, na transformação de produtos, assim como na política, assistência técnica e formação.

Ainda no acordo os dois países comprometeram-se em criar um Comité Misto de seguimento e uma comissão a reunir-se-á em sessão ordinária alternadamente entre os dois países.

Assinaram o acordo o ministro guineense da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Abel Gomes da Silva, e Moussa Baldé, ministro senegalês da Agricultura e do Equipamento.

ANG/O Democrata

Sem comentários:

Enviar um comentário