Educação/Ministro de tutela apela apoio dos parceiros para fazer face as dificuldades que o setor enfrenta
Bissau, 19 Set 24 (ANG) – O ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica (MENESIC), apelou, quarta-feira, aos parceiros do Governo para apoiarem ao setor,para que possa fazer face às dificuldades que enfrenta.
O apelo de Heri Mané foi
feito na cerimónia de abertura do novo ano letivo 2024/25, decorrida sob o lema
“Acesso para todas as crianças e adultos a uma aprendizagem inclusiva e de
qualidade”.
Mané deixou claro aos presentes no acto, de que,
sem o apoio dos parceiros, o novo ano lectivo enfrentará grandes dificuldades.
Acrescentou que o país está com exesso de dívidas públicas
que refletem diretamente no setor
educativo.
“Apelo aos nossos parceiros
para que entendam a vulnerabilidade da nossa situação, porque, sem os seus apoios, o novo ano letivo 2024/25, hoje dado
por aberto, enfrentará sérias dificuldades, que já se refletem nas escolas
superiores da educação”, disse o
ministro.
Em relação as constantes
reivndicações dos professores, que as
vezes recusam entregar as fichas de
avaliação, Herry Mané diz ser
injusta essa decisão dos professores
perante um estudante que cumpra os seus
deveres de regularizar a sua matricula , estudar e quando chegar ao final do
ano letivo não pode ver a sua nota, porque os professores não são pagos pelo
Governo.
Segundo o titular da pasta
da Educação, no decurso do novo ano
letivo os docentes do Ensino Básico vão
receber tabletes, e os alunos de 1ª à 4ª
classe vão receber , de graça, os seus livros, como forma de modernizar a
qualidade do ensino.
O Presidente da Associação
dos País e Encarregados de Educação dos Alunos Lassana Bangurá criticou na
ocasião qu eos serviços de inspeção do Ministério não tem funcionado
adequadamente.
Bangurá disse que esses
serviços se limitam em visitas aos gabinetes dos diretores, não avaliam, de forma
adequada, o funcionamento das salas de aulas.
O novo ano letivo 2024/25 foi aberto numa cerimónia sem presença dos representantes dos sindicatos dos professores. ANG/LLA/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário