segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ANP

                             2012, Ano das Legislativas, anuncia Presidente da ANP

Bissau, ANG – O Presidente da Assembleia Nacional (ANP), em discurso feito dia 06, por ocasião da tradicional cerimonia de apresentação do cumprimento de novo ano por parte dos partidos com assento parlamentar, salientou que 2012 é o ano para a realização de as eleições legislativas no País.

Raimundo Pereira falava perante aos líderes de bancada do PAIGC, PRS, PRID e AD do Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Inspecção Superior Contra a Corrupção (ISCC), o Conselho Nacional de Comunicação Social (CNCS) e trabalhadores da ANP.

Na sua intervenção o Presidente do hemiciclo Guineense advertiu a CNE sobre o “trabalho” que repousa no seu ombro, mas mostrou sua convicção no desempenho desta instituição encarregue da organização de eleições, adiantando que a mesma vai estar, mais uma vez, a altura das suas responsabilidades, proporcionando ao país “um escrutínio livre, justo e transparente”.

Dirigindo-se aos partidos políticos, Raimundo Pereira realçou o empenho de todos face aos desafios encontrados, pois souberam mobilizar energias nos momentos certos, facto que testemunha seus patriotismos.

“Os partidos políticos mostraram grande maturidade política, que é como instrumento para a promoção do progresso nacional e souberam relegar para o segundo plano as intenções pessoais e partidárias”, elogiou o Presidente da ANP.

Segundo este responsável, é bom reconhecer que em 2011, o país registou importantes conquistas nas áreas política, económica e Social.

Referindo-se particularmente a ISCC, Raimundo Pereira elogiou a actuação deste serviço e disse que o mesmo demonstrou estar a altura e preparada para os reptos que lhe cabem mesmo, salientou, com sua limitação em termos de meios e recursos.

Ao CNCS, o Presidente da ANP lembrou que com a aprovação de conjunto de diplomas relativos a área nas duas ultimas sessões legislativas, os mesmos vão facilitar o trabalho no sector.
  
Por fim, dirigindo-se aos trabalhadores da “casa” parlamentar, Raimundo Pereira reconheceu o empenho e a dedicação de cada um na afirmação da instituição ao serviço do povo e no cumprimento da tarefa que lhe é confiada a bem do País.

Antecedendo a intervenção de Raimundo Pereira, o líder da bancada do PAIGC, Rui Dia de Sousa falou para criticar as turbulências políticas que afectaram o país nos últimos anos, mas que foram “sabiamente” ultrapassadas, “graças ao empenho inquestionável e espírito de servir e alto sentido do Estado da vossa Excia”.

Dia de Sousa enalteceu a cooperação com países como a China e Portugal e organizações como a CPLP, PNUD e a União Europeia, o que resultou na formação promovida ao pessoal administrativo e aos deputados, para além de ter proporcionado a ANP meios materiais, que contribuíram para o desempenho da sua missão.
O líder dos “libertadores” gabou ainda a produção legislativa havida nesta legislativa, mormente em termos de qualidade e quantidade, que segundo suas palavras, ultrapassaram todas as expectativas.

Rui Dia de Sousa congratulou-se pelo facto da situação do mal-estar que assolou ainda este ano os trabalhadores da ANP ter sido ultrapassada. “O Presidente deve-se orgulhar de ser um homem certo no lugar certo e um Presidente a altura das suas responsabilidades. Com consciência tranquila do dever cumprido”, enalteceu.

Por seu turno Serifo Djaló do PRS disse que o partido continuará a rimar no respeito pelos preceitos constitucionais que consubstanciam a paz e estabilidade, bem como a fiscalização das acções governativas de forme a conferir a oposição um carácter firme, dotado de espírito construtivo e patriótico na persecução e na defesa dos interesses nacionais.

O líder da bancada parlamentar do PRS apelou para a necessidade da reunião da Comissão Política da ANP para analisar e posicionar-se sobre os acontecimentos havidos lugar à 26 do Dezembro último.

Alem destes dois, representantes do PRID, na pessoa de Mama Samba Embalo e da AD, foram unânimes nas suas declarações em desejar votos de sucesso ao Presidente da ANP no desempenho das suas atribuições e aos deputados em geral, bem como desejaram uma rápidas melhoras ao Presidente da República, entretanto internado em França.

ANG/AI

Sem comentários:

Enviar um comentário