quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Presidencias de 18 de Março

Empossados Presidentes das 9 CRE, s do país

Bissau, ANG – Os presidentes das nove Comissões Regionais de Eleições do país foram conferidos posses hoje pelo Presidente da Comissão Nacional de Eleições no quadro dos preparativos para assegurar a materialização das presidenciais antecipadas de 18 de Março próximo.

Na ocasião, Desejado Lima da Costa advertiu aos empossados para que estejam a altura de responder as expectativas que o País e as suas instituições democráticas depositam na CNE.

“É um dos desafios que temos pela frente, ou seja, realizar, na data marcada e com sucesso, a eleição presidencial antecipada, não obstante os constrangimentos temporais e de toda a ordem”, assumiu o Presidente da CNE.

Desejado Lima da Costa sublinhou que a organização que dirige esta ciente da sua responsabilidade, concretamente na “gestão factível de conformação plena dos prazos das diferentes etapas do processo com os limites do tempo balizada pela constituição”.

O presente processo eleitoral deve ser levado a cabo com firmeza, sacrifício e amor a pátria para que possa constituir a janela de oportunidades para a consolidação do sistema democrático do País, defendeu exortando para a necessidade de se trabalhar em equipa, baseada na comunicação e colaboração, como fundamento do comando das operações no terreno.

Falando das actividades, Desejado Lima da Costa enumerou a necessidade de se concluir a nova cartografia e realização de novo recenseamento eleitorais, na perspectiva das legislativas deste ano.

“Após concertação com o Governo, reunimos com os parceiros da cooperação, com vista a mobilização de fundos a fim de dar resposta pronta àqueles que constituem dois maiores desafios que se colocam em qualquer acto eleitoral como as de ordem financeiro e logístico”, explicou o Presidente da CNE.

Reconhece que todos os guineenses estariam com os olhos postos na sua instituição, e exigem deste um esforço suplementar como forma de dar cumprimento pleno das suas responsabilidade.

Destacou o papel do executivo, através do Ministério das Finanças, o que, nas suas palavras, permitiu a continuidade do funcionamento da CNE, dotando-a de fundos imprescindíveis.

Outrossim, lembrou da postura louvável da comunidade internacional que já se prontificou a, mais uma vez e numa ocasião tão crucial, assistir o país neste importante processo democrático rumo a preservação da paz, estabilidade e a unidade nacional.

Em nome dos empossados, o Presidente da Comissão Regional de Eleições (CRE) de Bafatá, Nelson Menezes d’Alva prometeu que a equipa vai trabalhar com sentido de responsabilidade tendo em conta os interesses superiores da Nação.

“Tal como noutras ocasiões tivemos sucesso, vamos fazer de tudo aplicando a nossa capacidade e experiência de gestão para que esse processo seja coroado de excito, através da realização de eleições justas, livres e credíveis”, refere Nelson.

Aladje Djanco Indjai, Presidente da CRE de Tombali, Sene Mané para a região de Quinará, António Roberto da Silva para a Região de Oio tendo como chefe de serviço José Filomeno Monteiro, José Adelino de na CRE de Biombo, tendo também como chefe de serviço Sérgio Cirílo Vieira, para além de Fernando Gomes Mendes, na CRE de Bolama Bijagós, são das figuras empossadas.

A lista inclui ainda os senhores Nelson Menezes, como presidente da CRE de Bafatá, Adulai Balde, para Gabú, Fernando Gomes, para a Região de Cacheu, Fernando Bacurim, para o Sector Autónomo de Bissau, o qual tem como chefe de serviço, Malam Manafa Jancó.

FIM/ANG/AI

Sem comentários:

Enviar um comentário