domingo, 15 de janeiro de 2012

Obito

PR de Senegal e Cabo Verde assistem funeral de Bacai Sanhá

Bissau, ANG – Os Presidentes do Senegal e de Cabo Verde e os Primeiros-ministros da Guiné-Conakry, do Níger e do Togo bem como os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Nigéria e de Angola, destacam-se entre as figuras estrangeiras que assistiram hoje as cerimónias fúnebres do chefe de Estado Guineense, Malam Bacai Sanhá.

Delegações de alto nível da Gâmbia, Burkina-Faso e Mauritânia também chegaram ao país para, em nome dos respectivos presidentes, governos e povos, solidarizarem com os guineenses pela morte do seu Presidente, ocorrido no passado dia 09, no hospital de Vale-de-Grâce, em Paris, França, vitima de doença prolongada.

“Apesar de ser um momento doloroso, acredito que os guineenses vão saber ultrapassa-lo”, manifestou à imprensa o Presidente senegalês, Abdulai Wade, À sua chegada ao Aeroporto “Osvaldo Vieira”.

Abdulai Wade, que ofereceu a ajuda do seu país “em qualquer domínio” à Guiné-Bissau, esclareceu que o povo senegalês se sente também afectado por este óbito, uma vez que, revelou, tudo o que toca a um país atinge o outro, isso em referencia a fronteira comum que une a Guiné-Bissau ao Senegal.

Wade elogiou as qualidades humanas e politicas do falecido presidente tendo-o apelidado de homem que proclamava mensagem de paz e de fraternidade e, ao concluir, exortou aos guineenses para o respeito a Constituição da República e que saibam gerir de forma pacifica o período transitório antes da escolha do sucessor de Bacai Sanhá.

Igualmente, o chefe de Estado cabo-verdiano, que é acompanhado pelo seu antecessor no cargo e ex-combatente da liberdade da pátria da Guiné e Cabo-verde, o comandante Pedro Pires, manifestou o seu voto para que a Guiné-Bissau reencontre a estabilidade e o progresso que os guineenses sempre almejaram.

De acordo com Jorge Carlos Fonseca, Cabo Verde, tal como tem feito até aqui, vai continuar ao lado da Guiné-Bissau, prestando-lhe apoios necessários.
Fonseca voltou a endereçar a sua mensagem de condolência à todos, particularmente, à família enlutada.

“Creio que tudo vai correr bem na escolha do sucessor de Malam Bacai Sanhá”, declarações do comandante, Pedro Pires, que corroborou as palavras do seu Presidente Carlos Fonseca.

De igual modo, vários países se fizeram representar nesta cerimónia pelos respectivos embaixadores, bem como representantes de instituições e organismos sub-regionais e internacionais.

ANG/JAM










Sem comentários:

Enviar um comentário