domingo, 15 de janeiro de 2012

Obito

Restos Mortais do Presidente Bacai Sanhá já estão em Bissau

Bissau, ANG – Os restos mortais do presidente Malam Bacai Sanhá chegaram este sábado à Bissau, por volta das 15h30 TMG, provenientes da França, onde no passado dia 9 falecera o chefe de estado guineense, aos 64 anos de idade.
No aeroporto, e num ambiente de muita tristeza, estiveram altas figuras do estado e do Governo, deputados, entidades religiosas e o corpo diplomático acreditado em Bissau.
No aeroporto, o Presidente da República interino, Raimundo Pereira, o PM, Carlos Gomes Júnior, a Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Maria do Céu Silva Monteiro, o primeiro vice-presidente da ANP, Serifo Nhamadjo, renderam as primeiras homenagens ao presidente defunto pousando as suas mãos na caixa funerária.
Após as honras militares, o cortejo deslocou-se em direcção a residência do malogrado passando pela avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria, e da Unidade Africana, uma distância de mais de 8 quilómetros.
Populares dos diferentes bairros circundantes dessas avenidas, alunos de diferentes escolas, populares vindos de diferentes pontos das regiões da Guiné coloriram de branco as diferentes artérias por onde passaram os restos mortais de Malam Bacai Sanhá transportados numa viatura militar.
A organização dos escuteiros prestou os seus serviços a organização das pessoas que assistiram a passagem dos restos mortais. Homens. Mulheres, jovens e crianças todos fizeram questão de assistir a passagem dos restos mortais de Malam Bacai Sanhà à sua residência
A chegada do cortejo a residência de Bacai sanha, muitas pessoas desmaiaram e tiveram que ser assistidas pela equipa da cruz vermelha nacional em serviço no local e outras foram levadas para o hospital.
 Policias, militares, familiares, populações anónimas todas choraram. Aliu Seidi, jornalista da rádio nacional disse a certa altura, respondendo ao colega a partir dos estúdios, que não tinha ninguém disponível para entrevistar porque todo o mundo chorava.
“É uma tragedia nacional é preciso muita coragem” disse Serifo Nhamadjo, vice-presidente da Assembleia Nacional Popular.
A Televisão nacional em colaboração com a RTP-Africa cobriu em directo a chegada dos restos mortais de Malam Bacai Sanha. Todas as rádios nacionais fizeram o mesmo.
“Mambas gloria, Ala-uakbar (Deus é grande)” foi a palavra de ordem de um grupo formado maioritariamente por jovens que acompanhou em corrida o cortejo do aeroporto a residência de Bacai Sanhá.
As cerimónias fúnebres de Bacai Sanhá terão lugar no domingo, na Fortaleza da Amura, onde repousam os restos mortais de Amílcar Cabral, fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiano.
Antes, uma cerimónia oficial prevista para as 11h00 deverá assinalar a ultima homenagem ao ex-chefe de estado guineense.

ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário