sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Obito

                                Bissau prepara recepção dos restos mortais de Bacai Sanhá

Bissau, ANG - Bissau prepara-se para receber os restos mortais do Presidente Malam Bacai Sanhá, falecido, em França, na segunda-feira, 9, vítima de doença prolongada.

Os mercados não vão funcionar sábado e domingo, a comissão organizadora disse ter já tudo pronto para o enterro do considerado “Presidente de diálogo e consenso”, na fortaleza de Amura, ao lado do fundador da nacionalidade guineense, Amílcar Lopes Cabral, sede do Estado Maior General das Forças Armadas.

Os feirantes, na voz do presidente da associação dos feirantes, Aliu Seidi, anunciaram quinta-feira que os seus associados decidiram homenagear Bacai com a suspensão das actividades por dois dias, como forma de reconhecer o respeito que o falecido sempre evidenciou pelas suas actividades.

Várias organizações da sociedade civil estão a apelar para que as populações anónimas e os alunos das diferentes escolas de Bissau se formassem fileiras nas margens da Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria para assistir a passagem da urna.

Há indicações de que três presidentes estarão presente nas exéquias, Iaia Jameh da Gâmbia, Abdoulaye Wade, do Senegal e Blaise Campaore, do Burquina Faso.

Por enquanto, apenas está confirmada a presença do chefe de estado gambiano, Yaya Jameh. Cabo Verde deverá estar representado pelo chefe do Governo, José Maria Neves, e o ex-presidente da República, Pedro Pires confirmou igualmente a sua presença do funeral do seu companheiro de luta de libertação da Guiné e Cabo verde.

Segundo o programa das cerimónias fúnebres, a chegada dos restos mortais de Bacai Sanha provenientes da França esta prevista para as 14h00 de Bissau. Devendo o cortejo fúnebre sair do aeroporto internacional Osvaldo Vieira às 15h00 para a residência do malogrado, onde permanece durante cerca de três horas, antes de seguir para a sede da Assembleia Nacional Popular, para ali se pernoitar.

No domingo e na presença de várias individualidades nacionais e estrangeiras, o Presidente da República interino, Raimundo Pereira marca com uma intervenção as homenagens ao ex-presidente Bacai, no parlamento guineense.
Uma cerimónia religiosa, no pátio do parlamento está igualmente prevista, antes do enterro na Fortaleza de Amura, previsto para as 15h00, a ser assinalado com 21 salvas de canhão.

ANG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário