terça-feira, 10 de janeiro de 2012

GB/França e Portugal

Guiné-Bissau/França
                  Morte de PR: Governo francês solicita a organização rápida das eleições


Bissau, ANG - O presidente da França, Nicolas Sarkozy endereçou hoje as suas condolências ao presidente interino da Guiné-Bissau, Raimundo Pereira, pela morte segunda-feira de Malam Bacai Sanhá, pressionando-o a organizar "rapidamente as eleições livres e transparentes" para a sua sucessão.

 Segundo a agencia de noticias angolana – ANGOP, citando a sua congénere francesa, AFP, o desaparecimento de Bacai Sanhá "representa uma grande perda para à Guiné-Bissau, a qual havia consagrado à sua vida",

 O presidente Sanhá, "tinha no coração preservar a unidade nacional e guindar o seu país para uma vida política movimentada", escreve o presidente Sarkozy numa mensagem publicada pela presidência francesa.

"O povo bissau-guineense está órfão. Ele espera de vós para que o guie para uma transição pacífica e ordenada e que organizais rapidamente eleições livres e transparentes", prosseguiu o chefe de Estado gaulês.

De igual modo, o seu homólogo português manifestou sua profunda consternação ao saber da notícia do desaparecimento físico do Presidente guineense e realçou o papel deste no estreitamento de amizade e cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau.

De acordo com o documento dirigido a Raimundo Pereira, Bacai Sanhá era um defensor de princípios e valores que unem os povos português e guineense, que partilham no quadro da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Aníbal Cavaco Silva sublinhou que Malam Bacai Sanhá deixou um legado de coragem pessoal na luta contra a doença e determinação política na luta pelos valores da democracia, preservação do normal funcionamento das instituições e pelo respeito á ordem constitucional do país.

“Estou seguro que o povo guineense e suas instituições, civis e militares, saberão estar a altura deste legado, dando continuidade aos esforços na consolidação do caminho pacífico e democrático de desenvolvimento social e económico”, expressou o presidente luso que reiterou o firme e empenhado apoio do seu país aos esforços da Guiné-Bissau em prol da paz, da consolidação da democracia e do desenvolvimento económico e social.

Malam Bacai Sanhá morreu segunda-feira em Paris, onde havia sido hospitalizado antes do Natal, na sequência duma doença desconhecida de que padecia desde há muitos anos.

Raimundo Pereira, do Partido africano para independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder), deve assegurar interinamente à chefia do Estado, até à realização de novas eleições presidências, que, segundo a constituição, devem acontecer nos 90 dias subsequentes.

 A morte do Presidente Bacai Sanhá acontece duas semanas, após uma tentativa de golpe de Estado abortado, supostamente levada a cabo por um grupo de políticos e militares.

FIM/ANG

Sem comentários:

Enviar um comentário