terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Governo

                                             Morte do PR: Governo Decreta 7 dias de Luto
Bissau, ANG - O governo decretou sete dias de luto nacional, a partir de zero horas do dia 10, em decorrência da morte ontem do Presidente da República, Malam Bacai Sanhá no Hospital “Val-De Grâce”, em Paris, França.

Em comunicado produzido no final duma reunião de emergência convocada pelo primeiro-ministro em que informou aos membros do governo do desaparecimento físico do Chefe de Estado que se encontrava em tratamento em França.

De acordo com o documento governamental, o Primeiro-ministro prometeu criar uma comissão, a ser presidida pela Ministra da Comunicação Social, para organizar as cerimónias fúnebres do extinto e informou das diligências que estão sendo feitas com vista a transladação do corpo do malogrado Malam Bacai Sanha de Paris para Bissau.

Combatente de Liberdade da Pátria, Malam Bacai Sanha faleceu aos 64 anos e no memento se encontrava a meio do mandato pelo qual foi eleito pelos guineenses, ou seja, exerceu apenas dois dos cinco anos previstos pela constituição.

Entretanto, a Comissão Permanente do PAIGC, apos uma reunião de urgência ao tomar conheciemento da noticia da morte de Bacai Sanha, manifestou sua tristeza, consternação e mágoa pelo desaparecimento físico do “militante da primeira hora do partido libertador e combatente da liberdade da pátria”.

De acordo com um comunicado daquele órgão partidário, a reunião teria sido alargada ao Secretariado Nacional para melhor se informar do triste acontecimento que, “mais uma vez, veio enlutar o País”.

A Direcção Superior, no sentido de render a justa homenagem a “este ilustre combatente da liberdade da pátria”, convocou ainda para o dia de hoje uma reunião com o Comité Central, na sede nacional do partido e manifestou, em nome dos seus militantes e simpatizantes, as suas condolências à família enlutada e ao povo guineense em geral.

ANG/QC/AI

Sem comentários:

Enviar um comentário