sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Edilidade de Bissau

 
                                      UE apoia Bissau na melhoria de condições sanitárias

Bissau, ANG – Dentro de dois anos e meio, pelo menos 100 mil habitantes de 10 bairros de Bissau irão beneficiar de melhoramento de condições de saneamento do meio em que vivem, no quadro do projecto de reforço das capacidades as autoridades locais na melhoria das condições sanitárias das cidades de Bissau e da Praia (Cabo Verde).

O projecto financiado pela União Europeia no montante de cerca de 5 milhões de Euros, terá a duração de 30 meses, vai ainda beneficiar os vendedores e clientes de principais mercados da capital e ajudara ainda no reforço de capacidade de resposta dos funcionários da CMB na melhoria de higiene em locais público.

O reforço das autoridades locais na prestação de serviços básicos e a promoção da descentralização, através de acções de desenvolvimento sócio comunitário, são outros dos objectivos preconizados por este projecto.

A cerimonia de abertura da acção de formação neste sentido para o reforço de capacidades de intervenção dos serviços camarários implicados nos domínios da gestão recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos e da manutenção da frota de apanha de lixos, teve lugar hoje e foi presidida pelo edil de Bissau.

Na altura, Armando Napoco explicou que este acto se insere ainda no âmbito do plano de acção definida pela CMB para cobrir o período de 2011 à 2013, nomeadamente capacitação do seu pessoal, particularmente o da Direcção de Saneamento.

O Presidente da CMB elogiou a iniciativa e qualificou-a de “inovador no âmbito territorial da sua intervenção”, uma vez que abrange três países distintos a saber: Bissau (Guiné-Bissau) no domínio do saneamento ambiental, Praia (Cabo Verde) na área de abastecimento de agua e Lisboa (Portugal) no concernente a assistência desta edilidade na implementação deste projecto.

“Em Bissau, o projecto vai desenvolver acções de informação e sensibilização da população sobre o tratamento do lixo, bem como será feita aquisição de meios materiais para minorar as carências com que os serviços de saneamento deparam diariamente”, informou Armando Napoco.

A cidade de Bissau, inicialmente projectada para 50.000 habitantes, apresenta actualmente uma população oito vezes superior a este número, ou seja, 400.000, segundo o senso realizado em 2009.

Os bairros constituem toda a zona envolvente a cidade antiga, prolongando-se pela avenida dos Combatentes das liberdade da Pátria até ao aeroporto. Segundo a CMB, a ocupação anárquica dos espaços, as construções rudimentares, a falta de acesso a serviços elementares e equipamentos de apoio social, são as características comuns destes subúrbios.

Apesar dos esforços empreendidos para elevar o nível de limpeza, verificam-se ainda grandes constrangimentos de impedem a implementação de soluções adaptadas, particularmente na gestão de resíduos sólidos nestes bairros.

Esta situação está na origem de focos de lixos amontoados e obstrução de valas de drenagem, aparecimento de mosquitos e outros fenómenos de insalubridade preocupantes.

Portanto, a melhoria de condições sanitárias de zonas urbanas e suburbanas reveste-se de grande importância para a prevenção de surtos epidémicos e, consequentemente, para a melhoria das condições de conforto e bem-estar das populações.

Participam nesta acção de formação 30 elementos afectos a CMB, os quais serão ministrados temas como noções gerais e explanação dos riscos para a saúde pública, suas consequências ambientais, a gestão da frota, recolha de RSU e tipos de contentores a utilizar entre outros.

ANG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário