quinta-feira, 18 de abril de 2019

X Legislatura

                                           Novos deputados  tomam posse

Bissau, 18 br 19 (ANG) – Os cento e dois (102) novos deputados do parlamento guineense tomaram hoje posse, para um mandato de cinco anos, na presença de várias personalidades nacionais e estrangeiras.

Entre convidados estrangeiros destacam-se o  Presidente do parlamento de Cabo Verde, Jorge dos Santos , a deputada e líder do grupo parlamentar de Amizade Portugal/ Guiné- Bissau, Elsa Pais e o representante do Presidente do parlamento do Senegal.

Na cerimónia  estiveram presentes o presidente do Movimento da Sociedade Civil Fodé Carambá Sanhá,  membros do governo em função, representantes do poder judicial, religiosa e chefias militares.  

Na ocasião, Fodé Caramba Sanhá disse esperar que a X legislatura corresponda com aquilo que foi o sufrágio do povo guineense e para que haja um dialogo permanente entre os partidos, privilegiando, acima tudo, o interesse da Nação.

Em representação do chefe da diplomacia portuguesa, o Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, António Alves de Carvalho disse que a Guiné-Bissau vive actualmente um processo político interno muito vivo e promissor.

“O acto eleitoral de 10 Março marcou o início de um ciclo político e que constituíra um marco de mudança e viragem para estabilidade e consolidação de um estado de direito democrático e se afirmará como um passo decisivo ao regresso pleno à estabilidade política institucional da república da Guiné-Bissau”, salientou.

O embaixador de Portugal em Bissau acrescentou que os  eleitores guineenses transmitiram ao mundo um sinal de esperança de um futuro do seu país, e frisou que,  neste contexto,  Portugal reitera a continuidade do seu apoio à Guiné Bissau, na sua vida política,económica e social.

A deputada e Presidente do grupo parlamentar de amizade Portugal e Guiné-Bissau, Elsa Pais disse que deseja que a Guiné-Bissau encontre o caminho da paz, estabilidade e da prosperidade.

“Agora que o poder legislativo entra em plenitude das suas funções como órgão da soberania, faço votos que as eleições presidências tenha lugar em 2019, completando assim o edifício institucional, sem o qual não é possível a vida em democracia”, afirmou.

Elsa Pais lembrou aos deputados que o importante no momento é a implementação do  que foi acordado, e traçar novas perspectivas para futuro comum, que pode ser feita, quer no plano bilateral, na cooperarão institucional, na cultura e na defesa dos direitos humanos, com destaque para as crianças e mulheres.

O Presidente do parlamento de Cabo-Verde, Jorge dos Santos destacou  que a vida política e a situação social económica o preocupa, por isso considera  que o momento é de ação, para se construir  os consensos necessários e pactos nacionais para se levar a “Guiné para a  frente.

Depois da investidura, os deputados prosseguiram os trabalhos para a eleição da mesa do parlamento.

Resultados eleitorais de 10 de Março ditaram a vitória do PAIGC com 47 mandatos/deputados, estando o partido Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15)  na segunda posição com 27 mandatos,o PRS na terceira posição  com 21 mandatos, APU-PDG ,cinco e PND e UM ambos com um deputado cada.

ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário