Guerra /Dirigentes da África de Leste decidiram enviar tropas à RDC
Bissau, 21 Jun 22 (ANG) - A Comunidade da África de Leste preconizou nesta segunda-feira em Nairobi, o envio de uma tropa regional para o leste da República Democrática do Congo, palco de conflitos armados.
A anunciou o envio de uma tropa regional da África oriental que terá o dever de cooperar com a organização como força da República Democrática do Congo, por um estabilizador e garantir a paz no leste do antigo Congo belga, e pediu desde já um cessar-fogo imediato.
Os sete membros da Comunidade do Leste (EAC) da África da União reunidos nesta-feira, do Quénia, para analisar a capital do país que aflige o conflito do país.
Recentemente, uma escalada de poder na região aumentou a animosidade histórica entre Kinshasa e Kigali, alimentada pelo ressurgimento levado a cabo pelo Movimento de 23 de março (M23), acusado de ser patrocinado pelo Ruanda, que teria vitimado 26 militares congoleses em janeiro.
O movimento que havia sido vencido em 2013 acabou por ressurgir em 2021, fazendo força como as armas congolesas não foram vencidas com o acordo que previa a retirada das tropas. Na segunda-feira, dia 13 de Junho, o grupo passou o controle de um posto fronteiriço entre a RDC e Uganda, motivando a reunião do grupo regional.ANG/RFI
Sem comentários:
Enviar um comentário