sexta-feira, 13 de janeiro de 2023


Cooperação
/Ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha reafirma compromisso do seu país com o continente africano

Bissau,13 Jan 23(ANG) – O ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha  reafirma  compromisso do seu país com o continente africano que enfrenta multiplos desafios como o terrorismo, a pobreza, as alterações climáticas, a insegurança alimentar,  luta contra o tráfico de seres humanos,  crise energética e o crime organizado.

De acordo com a página oficial da Presidência da República  no facebook, José Manuel Albares falava à imprensa à saída de uma audiência, quinta-feira, com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

O chefe da diplomacia espanhola esteve no país em visita de algumas horas, depois de ter estado no Níger e na  Nigéria, naquele que foi a última etapa do périplo do José Manuel Albares ao continente africano.

 O governante espanhol reiterou ao Chefe de Estado guineense e actual Presidente em Exercício da CEDEAO que o Reino de Espanha dará total prioridade  aos assuntos relacinados à África na Presidência da União Europeia que Madrid assumirá em julho

A página da Presidência guineense refere que José Manuel Albares "concluiu um 'tour' africano para o reforço dos  laços com África face à Presidência da União Europeia (UE), no segundo semestre de 2023, razão pela qual abordou na audiência com o presidente Sissocó "assuntos de ordem política e económica e projetos de cooperação".

O Chefe da diplomacia espanhola informou ao Chefe de Estado guineense  que "através dos três países visitados, a Espanha ", quer reafirmar o seu compromisso com o continente", que "enfrenta múltiplos desafios, como o terrorismo, a pobreza, as alterações climáticas, a insegurança alimentar,  luta contra o tráfico de seres humanos,  crise energética e o crime organizado".

 José Manuel Albares terá declarado que  o Reino Espanhol quer avançar que África estará entre as prioridades dessa presidência com iniciativas concretas que abarcam desde questões políticas a económicas e humanitárias".

De acordo com a página da presidência da República no facebook, Umaro Sissoco Embaó que  discutira com o Rei de Espanha, Filipe VI, em Brasília aquando da posse do Presidente Lula da Silva, ao princípio deste mês, manifestou ao ministro espanhol as suas expetativas em relação a presidência espanhola da União Europeia reafirmando que  o continente africano e muito em especial os países da CEDEAO aguardam uma maior contribuição Europeia e da Espanha para uma maior consolidação da democracia e boa governação, e também  em projectos agro-industriais, na saúde, educação, pescas e minas.

O Presidente Sissoco Embaló terá manifestado ainda ao chefe da diplomacia espanhola  que os países da CEDEAO contam  com  “apoio forte” da União Europeia para a operacionalização de uma força militar destinada a combater a  propagação do jihadismo na África Ocidental.ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário