quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

                     Energia/Governo reduz preços de gasóleo e gasolina

Bissau, 12 Jan 23 (ANG) – O Governo publicou, quarta-feira, um despacho que  anuncia a redução dos preços de combustíveis derivados de petróleo, nomeadamente  o gasóleo, que  sofreu uma redução de 84 francos por cada litro e a gasolina  117 francos.

Em conasequência dessa medida o gasóleo saiu de  629,76 francos para 545,41 francos,


por litro, uma variação de - 84,35 francos por litro e a gasolina  desceu de  565,13 francos  para 447,53 por litro,uma variação de – 117,6 francos .

O Despacho conjunto que determina  novoseços de combustíveis, à que a ANG teve acesso hoje,  é assinado pelos ministros da Energia e Industria Augusto Poquena e o das Finaças Ilidio Vieira Té.

O mesmo Despacho fixou o preço máximo de venda de gasóleo  nas estações de venda em  805,francos/litro e nas Centrais do Interior no valor de 699,76 por litro. Nestes mesmos locais a  gasolina passa a ser vendida ao preço  747 francos  por cada litro.

O Executivo, segundo o despacho, proíbe a venda ambulante de combustíveis derivados do petróleo  e revogou  todas as disposições que contrariam o presente Despacho.

 “Comunica-se  à todas as instituições concernentes e, em especial, os Ministerio dos Transportes e Comunicações,  das Finanças,  a Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços e os operadores do setor de que  a importação dos produtos petrolíferos por fronteiras terrestres requer uma autorização especial e prévia do governo”, lê-se no despacho.

Em relação aos direitos, impostos e taxas, o despacho anuncia  um aumento no gasóleo para 138fcfa em vez de  115 francos, por cada litro, uma variação de +23 francos,  e na gasolina o aumento  para 178 fcfa contra os atuais  153 francos, por cada litro ou seja uma variaçao de +24fcfa.

O Governo justifica essas variações de preços  com a importância que o setor representa e, para que os dirivados do petróleo  continuem a ser produto estrtégico para o desenvolvimento socioeconómico do país. E pede o cumprimento das leis que regulamentam as actividades de importação, estocagem, distribuição e comercialização dos combustíveis derivados do petróleo, dada a sua influência direta na atividade económica da Guiné-Bissau.ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário