quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Sociedade/Presidente da República qualifica de “casos isolados” situações de raptos e espancamentos de cidadãos

Bissau,05 Dez 23(ANG) – O Presidente da República qualificou de “casos isolados”, as diversas ocorrências de raptos e espancamentos de cidadãos no país, afirmando que são “ajuste de contas” que acontecem em toda a parte do mundo.

“Estas situações, infelizmente, acontecem em todas as partes do mundo, mesmo nos Estados Unidos de America. Só aqui no país é que as pessoas as consideram de bicho de sete cabeças”, disse quarta-feira Úmaro Sissoco Embaló, em conferência de imprensa de balanço das ações levadas a cabo pela Presidência da República, em  2022.

À título de exemplo, o chefe de Estado referiu-se, ao caso de assassínio do ex. Presidente da República, João Bernardo Vieira, na sua residência, em que   os autores desse crime até hoje não são conhecidos.

“Eu pessoalmente fui alvo de atentado no dia 01 de Fevereiro de 2022 e 12 pessoas foram mortas. Se essas situações já aconteceram, o que não podemos esperar”, questiona.

Umaro Sissoco Embaló disse serem atos condenáveis que as autoridades competentes  estão a trabalhar para os diminuir no país.

“Penso que, se a pessoa sentir-se lesada deve recorrer as autoridades policiais. Os atos de violência não se resumem apenas em espancar as pessoas, também existem violências verbais que são consideradas muito mais perigosas”, disse.

O Presidente da República disse que muitas pessoas se apoderaram de armas de fogo em consequência da guerra de 7 de Junho de 1998, e admitiu que muitos jornalistas presentes na conferência de imprensa possam ter pistolas nas suas casas.

Disse que aconteceu muitas vezes nos Estados Unidos situações em que um indivíduo pega numa arma e mata colegas na Escola, acrescentando que acontecera igualmente em Portugal e noutros países.

“Aqui no país todos os atos que aconteceram foram incumbidos ao Presidente da República Nem tudo é de conhecimento do Presidente da República”, afirmou.

O última denúncia de espancamento por pessoas encapuzadas não identificadas está relacionada a um feirante do Mercado central de Bissau de nome Ussumane Baldé. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário