quinta-feira, 30 de julho de 2020

Ensino/CONAEGUIB se congratula com validação parcial do ano lectivo

Bissau, 30 Jul 20 (ANG)- A Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau  (CONAEGUIB) manifestou  quinta-feira  a sua concordância em relação à decisão do Governo de validar parcialmente o ano lectivo  2019/2020.

A congratulação foi feita pelo Coordenador de Ensino Médio e Superior na CONAEGUIB, Gerson Lima Ié, numa Conferência de Imprensa .

“Estamos de acordo com a decisão do governo no que tange a 

validação do ano lectivo de forma parcial. Porque na realidade, muitas escolas não têm aproveitamento suficiente para validar o ano, mas também existem escolas que conseguiram concluir mais de 50 por cento das suas matérias”, referiu Gerson Lima Ié.

Sublinhou que a situação de constantes greves verificada no sector educativo ao longo do tempo prejudicou as escolas públicas, de modo que, só estarão em condições de validar o ano lectivo as escolas privadas e nas escolas públicas que trabalharam na base de auto-gestão.

Lima Ié garantiu que a CONAEGUIB fará de tudo para que o próximo

ano lectivo tenha sucesso e que na base dessa posição vão necessitar da colaboração dos sindicatos do sector da educação, para que, juntos, possam encontrar uma solução a tempo para as questões que possam perturbar o bom desenrolar do ano lectivo.

“O ministro das Finanças, na sua declaração à imprensa, disse que já liquidou quase todas as dívidas que o governo tinha com os professores, queremos saber se isso corresponde a realidade ou  não. É bom que seja manifestada neste momento para não comprometer o próximo ano lectivo”, disse.

Gerson adiantou que as instituições de formação vão retomar as aulas no início de Setembro e que irá decorrer até Novembro, tendo acrescentado que o próximo ano lectivo só iniciará em Dezembro, e que poderá findar no período normal dos meses de Junho ou Julho.

O governo da Guiné-Bissau decretou a suspensão das aulas desde primeiro estado de emergência,  em Março último no quadro de prevenção da pandemia de Covid-19 no país.

A reabertura chegou de ser marcada para 13 de Julho mas não chegou de se verificar, por se constatar que a maioria das escolas não oferece condições para o efeito, ou seja reabertura com segurança obedecendo as recomendações sanitárias de distanciamento social e uso obrigatório de máscaras pelos alunos e professores, para além de outras recomendações. ANG/AALS/LPG


Sem comentários:

Enviar um comentário