sexta-feira, 24 de julho de 2020

Covid-19/Ministério da Saúde confirma rutura de medicamentos na Guiné-Bissau  

Bissau,24 Jul.20(ANG) - O inspetor-geral da Saúde Pública  Benjamim Dias, confirmou quinta-feira a existência de rutura de medicamentos no país, devido à situação da pandemia do novo coronavírus. 

Na semana passada, O secretário executivo e porta-voz da Associação Nacional dos Proprietários da Farmácia(Anaprofarm), afirmou em entrevista à ANG que o país está a beira de rotura total do stock de medicamentos neste período da pandemia.

Na referida entrevista, Ahmed Akhdar disse que, dos três depósitos de medicamentos existentes no país, um foi encerrado recentemente pelas autoridades judiciais e os restantes não têm capacidade de resposta para as necessidades dos operadores farmacêuticos.

O inspetor-geral da Saúde Pública não avançou com um número exato, mas confirmou que há rutura de estoque de medicamentos no país já que, disse, as três empresas legalmente autorizadas para abastecer o mercado não o conseguem fazer de forma regular, notou.

Benjamim Dias disse que das três, apenas uma empresa tem estado a abastecer o mercado “com alguma regularidade”, mas mesmo esta tem dificuldades para fazer chegar os medicamentos junto das farmácias do interior do país, observou.

“Desde que foram autorizadas em 2017 a abastecer o mercado, nenhum dos grossistas têm estruturas no interior do país”, afirmou o inspetor-geral da Saúde Pública.

Na segunda-feira, Benjamim Dias vai reunir-se com os representantes de todas as farmácias em Bissau para ouvir as suas preocupações e conjuntamente delinear uma estratégia para fazer face ao problema.

O inspetor admitiu que a rutura também afeta o fornecimento às farmácias de produtos de higienização.ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário