segunda-feira, 13 de julho de 2020

Religião/Bispo de Bissau Camnaté Na Bissign renuncia ao cargo devido a doença

 Bissau,13 Jul 20(ANG) - O bispo de Bissau, Camnat

é Na Bissign, de 67 anos, anunciou no sábado que renuncia ao cargo devido a problemas de saúde, declarou o próprio numa conferência de imprensa na capital guineense.

 Ordenado bispo em 2000, José Camnaté Na Bissign, natural de Mansoa, no centro da Guiné-Bissau, deixa o cargo na sequência de um pedido formalizado e aceite pelo Papa Francisco.

 O prelado não especificou a natureza da sua doença, mas alegou que esta o impede “de cumprir cabalmente com os compromissos administrativos do cargo”.

 Ordenado bispo em 12 de fevereiro de 2000, Camnaté Na Bissign foi nomeado pelo Papa João Paulo II como sucessor do então bispo, Septimio Arturro Ferazzeta, que liderava a igreja católica na Guiné-Bissau.

Camnaté Na Bissign, nascido a 28 de Maio de 1953, em Mansoa, Norte da Guiné-Bissau, foi o primeiro cidadão guineense a ser nomeado bispo, e  a sua ordenação sacerdotal  ocorreu   a 31 de dezembro de 1982, em Bissau, com 29 anos de idade.

 Segundo o comunicado da diocese de Bissau, na sequência desta renúncia, Na Bissing tornar-se-á bispo emérito, embora a idade prevista para a resignação seja de 75 anos. Segundo o Direito Canónico, os bispos diocesanos podem resignar-se antecipadamente se em causa estiver uma precaridade da saúde ou outras razões plausíveis.

 Com a renúncia de Na Bissing, Dom José lampra Cá, Bispo Auxiliar de Bissau foi nomeado  administrador apostólico da Diocese de Bissau, e vai exercer essas funções até a  nomeação de um novo bispo.

 Para além da Diocese de Bissau, a Guiné-Bissau ainda conta com  as Dioceses de Leste e Sul, dirigidos pelo Bispo brasileiro, Carlos Zilly. ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário