sexta-feira, 24 de julho de 2020

  Comércio internacional/UE exige que EUA levantem “tarifas injustificadas

Bissau, 24 jul 20 (ANG) -  A Comissão Europeia

ameaçou esta sexta-feura que a União Europeia (UE) fará "uso pleno dos seus próprios direitos de sanção" se os Estados Unidos não "levantarem imediatamente" as "tarifas injustificadas" a produtos europeus, nomeadamente em altura de crise.

Numa declaração hoje publicada, o comissário europeu do ComércioPhil Hogan, refere que "as tarifas  injustificadas sobre os produtos europeus não são aceitáveis e (...) e insiste que os Estados Unidos devem levantá-las imediatamente".

Numa alusão à disputa comercial entre Washington e Bruxelas criada por ajudas públicas à aviação norte-americana (Boeing) e europeia (Airbus), o responsável assinala que "a UE fez propostas específicas para alcançar um resultado negociado relativamente às disputas transatlânticas a longo prazo sobre (apoios) às aeronaves civis", continuando ainda "aberta a trabalhar com os EUA para acordar um resultado justo e equilibrado, bem como sobre disciplinas futuras para subsídios no sector aeronáutico".

Em Outubro passado, a Organização Mundial do Comércio (OMC) decidiu a favor dos Estados Unidos e autorizou o país a aplicar tarifas adicionais de 7,5 mil milhões de dólares (quase sete mil milhões de euros) a produtos europeus, em retaliação pelas ajudas da UE à fabricante francesa de aeronaves, a Airbus.

Com esta permissão, estão em causa taxas aduaneiras de 10% na aeronáutica e de 25% na agricultura na UE.

O que Bruxelas ameaça agora fazer é adoptar medidas semelhantes quando tiver 'luz verde' da OMC, já que Washington também foi considerado culpado por apoiar a Boeing, uma decisão que deverá ser conhecida nas próximas semanas.

No documento, a UE dá também conta de que os governos de França e Espanha concordaram em alterar os moldes do financiamento público à Airbus para desenvolvimento do avião A350, visando assim cumprir as regras da OMC nestes subsídios à fabricante.

O comércio transatlântico de bens e serviços entre a UE e os Estados Unidos equivale a mais de três mil milhões de dólares por dia (quase o mesmo em euros).ANG/Angop

 


Sem comentários:

Enviar um comentário