CEDEAO/Presidente da Comissão adverte sobre necessidade de combater o terrorismo que afeta a sub-região
Bissau,15 Jun 22(ANG) – O Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), advertiu terça-feira aos parlamentares comunitários que o perigo terrorista se acentua e deverá ser combatido com meios financeiros, tecnológicos e humanos através de uma cooperação reforçada.
Jean Claude Kassi Brou, falava na apresentação do relatório sobre o estado da comunidade oeste africana, durante os trabalhos da primeira sessão do Parlamento da CEDEAO do ano 2022, a decorrer em Abuja(Nigéria).Vários países membros da organização sofrem, diariamente, de ações terroristas, cujos autores para além de ocuparem parte dos território desses países têm estado a provocar, cada vez mais, perdas de vidas humanas.
Kassi Brou disse que os Estados membros já envidaram esforços consideráveis para assegurar a resiliência da comunidade na sequência das diferentes crises nomeadamente as de segurança e saúde, e reconheceu haver vários desafios para a reconquista da paz social global.
Sobre a vigilância sanitária, o Presidente da Comissão da CEDEAO disse que deve ser reforçada para melhorar a capacidade de reação da subregião face às próximas ameaças. “Devem ser desenvolvidas as capacidades de investigação e de produção farmacêutico”, acrescentou.
Jean Claude Kassi Brou concluiu dizendo que o crescimento econômico da sub região mantém-se e que a CEDEAO continua a ser um instrumento único da integração regional.
Os deputados do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), encontram-se reunidos na 1ª Sessão Ordinária do ano 2022, que decorre entre os dias 9 de junho e 2 de julho, em Abuja(Nigéria).
Durante a referida sessão os deputados vão debater questões da governação, de mudanças
constitucionais, da consolidação da democracia e os impactos da Crise
Russo-Ucrania nos países
membros, entre outros assuntos. Mamadu Candé da TGB, em serviço especial para a ANG
Sem comentários:
Enviar um comentário