terça-feira, 26 de setembro de 2023


Finanças
/Ministro Seidi recebe plano que visa impulsionar acesso aos serviços financeiros nacionais

Bissau, 26 Set 23 (ANG) - O ministro da Economia e Finanças,Suleimane Seidi recebeu, esta terça-feira, o documento intitulado “Estratégia Nacional de Inclusão Financeira”, que prevê a mobilização de mais de 29 biliões de francos CFA, nos próximos cinco anos (2023 à 2027) .

A informação foi enviada à Agência de Notícias da Guiné pelo Gabinete de Assessoria de Imprensa do Ministério da Economia e Finanças(MEF), após a apresentação do documento ao ministro.

De acordo com o Gabinete de Assessoria do MEF, a Estratégia Nacional de Inclusão Financeira é um plano que visa impulsionar o acesso aos serviços financeiros, em todo o território nacional, visando a promoção do desenvolvimento socioeconómico e melhoria da qualidade de vida das populações.

“O referido plano foi elaborado pelo Comité Nacional de Acompanhamento e Implementação da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira que define como alvos, as populações rurais, pequenas e médias empresas, pessoas com baixo nível da educação financeira, entre outros”, refere o documento.

Pretende-se com a  inciativa atingir  até 90 por cento da população  com mais de 15 anos de idade.

Segundo o Gabinete de Assessoria de Imprensa, o ministro da Economia e Finanças desejou que o plano beneficiasse  jovens formados , de modo a gerar mais riquezas para o país, tendo  sublinhado que a estratégia permite as "populações excluídas do sistema" se acederem aos serviços financeiros do país.

A Estratégia Nacional de Inclusão Financeira foi elaborada graças a intervenções técnicas e financeiras do Governo, Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD.

Presentes na cerimónia de entrega  do plano da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira  ao Ministro Seidi, estiveram a Directora Nacional do BCEAO, Zenaida Lopes Cassamá, os Secretários de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, Augusto Menjur, do Tesouro, António Monteiro e do Plano e Integração Regional, Mussubá Canté. ANG/AALS/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário