terça-feira, 23 de julho de 2024

 

                                                                                                                                                                                                                    

Energia/PNUD financia com cerca de 3,4 milhões de dólares para serviço de energia  moderna na Guiné-Bissau

Bissau, 23 Jul 24(ANG) – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) financiou o governo da  Guiné-Bissau em aproximadamente 3,4 milhões de dólares para Acesso a Serviços  de Energia  Moderna através de mini-redes Sustentáveis e Tecnologias de Bioenergia de baixo Carbono entre as comunidades dependentes das florestas.

A informação consta num comunicado de imprensa de PNUD a que ANG teve acesso, aquando do lançamento do Projeto para promoção de acesso a Energia Sustentável em Comunidades Rurais, financiamento  provenientes do Global Environment Facility (GEF) e do PNUD, para promover a sustentabilidade ambiental e melhorar as condições de vida nas comunidades rurais e tem uma duração prevista de três anos.

Segundo o documento, o  objetivo principal do projeto é fomentar o investimento e desenvolver modelos de negócios sustentáveis em mini-redes solares e tecnologias de bioenergia de baixo carbono, além de criar um ambiente político, institucional e administrativo favorável à gestão dessas mini-redes nas áreas rurais florestais.

Adiantou que, este projeto visa garantir o abastecimento e estimular a demanda por fogões energeticamente eficientes e lenha/carvão vegetal, fornecendo soluções de energia sustentável, a iniciativa e melhorará os meios de subsistência das comunidades florestais marginalizadas em áreas isoladas.

 

Informam que a implementação trará benefícios diretos às comunidades florestais nas regiões de Gabú, Quinará, Tombali e Cacheu, proporcionando-lhes melhor acesso a serviços de energia moderna, essencial para o desenvolvimento econômico e social.

 

Este projeto representa uma oportunidade de melhorar significativamente os meios de subsistência das comunidades rurais, especialmente das mulheres, através das tecnologias associadas à energia solar, aliviando-as de tarefas extenuantes e criando oportunidades de desenvolvimento, geração de renda e educação.

 

“ Ao reduzir a pressão sobre os recursos florestais e promover o uso de tecnologias de bioenergia de baixo carbono, o projeto também contribuirá para a preservação do meio ambiente para as futuras gerações na Guiné-Bissau”, salientou a nota.

Disse que o PNUD está comprometido em apoiar o governo da Guiné-Bissau em transformar positivamente as vidas e experiências das comunidades beneficiadas. ANG/JD/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário