quarta-feira, 24 de julho de 2024

      Ensino/Direção do  Liceu Kwame N´krumah inaugura Site próprio  

Bissau, 24 Jul 24(ANG) – A Direção do Liceu Nacional Kwame N´krumah(LNKN) lançou hoje seu Site www.lkwamenkrumah.gw“, para além de  substituir o habitual quadro preto pelo Flip Chart (quadro branco).

A mesma direção ainda tem em manga a elaboração de um projeto para ter um auto-carro “Nha Escola Pertu di Mi” para o transporte de alunos, uma  Estátua do Patrono do liceu e a introdução de um sistema  de gestão da produção de certificados com código de verificação.

 No ato de lançamento Oficial do Site  o Secretário de Estado do Ensino, Djibirilo Djaló, em representação do ministro da Educação Nacional disse que todos têm o dever de garantir a qualidade às  crianças.

Djaló disse que este projeto representa  uma mudança significativa no sistema, e que espera que o mesmo seja implementado em todas as escolas públicas do país.

O Diretor-geral do LNKN, José Issa Baldé disse que os projetos ora lançados são resultados das ideias positivas assentes num pensar patriótico e dirigismo virado ao desenvolvimento, frisando que também é um marco histórico no sistema de ensino público guineense.

Issa Baldé acusou a empresa WORLD, que terá recebido  cerca de  800 milhões de francos cfa  para a reconstrução do edifício do LNKN, de não ter conseguido fazer a entrega do edifício remodelado conforme previsto.

Disse que conforme o acordo rubricado com Governo, a obra teria duração de seis meses, mas  já durou dois  anos.

Disse que alguém tem que ser levada a justiça e responsabilizado “por  burla ao Estado guineense”. 

José Issa Baldé agradeceu ao contingente militar do Gana, das Forças de Apoio  a Estabilização da CEDEAO em missão no país,  na pessoa do seu Comandante Boteng Bediako, por terem doado quadros (FLIP CHART) e ao Embaixador da República Popular da China, Yang Renhou que  entregou 30  Bolsas de Estudo interno aos alunos de todos os níveis do LNKN, no quadro da seleção dos melhores alunos do ano letivo 2023/2024.

Presente na cerimónia o  Embaixador da República Popular da China disse que é com grande prazer que está no evento para entregar os certificados de Bolsas de Estudo Internos aos alumos deste liceu e referiu que,  em 2021, a embaixada estabeleceu, pela primeira vez, a bolsa de estudo, tendo  beneficiado  mais de 600 alunos nesta escola segundária , e este ano aumentou o número de beneficiários para 30.


Yang Renhou disse que, se os jovens forem fortes, ricos, independentes e livres o país  também o será e prometeu que, no futuro, os melhores  alunos  terão a chance de conhecer e se formar na China.

Aquele diplomata disse  que o seu país tem um plano para a construção do primeiro Instituto para implementação da língua chinesa  na Guiné-Bissau, na escola Normal Tchico Té e diz que os  alunos do LNKN estão convidados para aprender a língua e a cultura chinesa.

O Comandante do Contingente Militar do Gana, da Missão de Apoio a Estabilização da Guiné-Bissau da CEDEAO, no país há um ano, Boteng Bediako prometeu  fazer uma conexão entre a direção do LNKN e as  autoridades ganesas, no sentido de fazer com os estudantes possam viajar pra conhecer de perto a história do Francis Kwame N´krumah, patrono do liceu guineense. ANG/JD/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário