segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Agências de notícias

FAAPA  organiza atelier de formaçao para correspondentes regionais


Marrocos, 26  Nov 18 (ANG) - A Federaçao Atlantica das Agências Africanas de Informaçao  (FAAPA), organiza  de 26 a 30 do mes em curso em Rabat Capital do Marrocos  um atelier de formaçao    para os jornalistas correspondentes regionais das Agências de Noticias  membros da organização   sob o lema : Os Jornalistas Regionais :Desejos e Desafios.

O referdo ateliê tem como objectivo, promover o jornalismo de aproximidade e debater os desafios do jornalismo regional.

  No seu descurso de abertura, o Présidente da(FAAPA), Khalil Hachimi Idrissi agradeceu aos participantes, tendo-os exortado a priorizarem à formaçao, pondo em prática os conteudos  aprendidos para melhor servirem os que consomem as suas informaçoes.

« Os jornalistas devem ser responsaveis e imparciais no execicio das suas funçoes, sejam elas económicas, politicas e sociais », aconselhou.

 Por seu turno um dos formadores  Abashi Shamamba lembrou aos  jornalistas que trabalham para o povo não para os partidos ou politicos , pelo que  as noticias devem ser, imparciais, objectivas, construídas  na base da ética e deontologia Professional ou seja, antes de publicar qualquer informaçao deve ter a certeza dos factos.

« Caso acontecer que o artigo publicado não corresponde  a verecidade dos factos quem vai responder na justiça sao os directores dos órgãos nao o jornalista”, referiu tendo salientado que os órgãos estatais têm mais problemas com as cortes e censura por parte do poder politico em relaçao aos privados. O que não passa pode sair  nos orgaos privados », disse.

Durante os quatro dias os professionais das Agencias de Noticiais da Guiné-Bissau ; Cabo-Verde ,Burkina Faso , Niger, Republica Centro Africana ; Senégal, Guinée Conacri entre outros vao discutir sobre a prática do exercicio do jornalismo na região e no final vão produzir  uma recomendação para melhor desempenharem as suas funcões .

Mikail Silva Cabral, enviado  da ANG à Rabat/Marrocos

Sem comentários:

Enviar um comentário