sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Novo acordo de pesca


União Europeia vai desembolsar 15.6 milhões de euros/ano  para Guiné-Bissau em compensação pesqueira  

Bissau, 16 Nov 18 (ANG) – A Guiné-Bissau vai passar a receber da União Europeia um montante de 15.6 milhões de euros anual, em compensação pesqueira, contra os 9.2 milhões de euros disponibilizados anteriormente ao país por esta organização.

Segundo o Memorando de entendimento assinado quinta-feira, o novo acordo de pescas entre a Guiné-Bissau e a União Europeia válida por cinco anos, foi possível após seis rondas negociais.

O acordo vai permitir que os navios da Espanha, Portugal, Itália, Grécia e França pesquem  nas águas guineenses incluindo para a captura das espécies como atum, cefalópodes, camarões, linguados e garoupas.

Segundo o jornal  O Democrata,  após a assinatura do acordo, a ministra das Pescas disse que não foi fácil chegar a um entendimento, salientando contudo que o acordo vai permitir o desenvolvimento da economia local.

“O sector das pescas irá contribuir para a melhoria da segurança alimentar no país, criação de  condições para a acreditação do Laboratório Nacional de Controlo de Qualidade do Pescado, melhoria do controlo das capturas através da introdução do sistema de fornecimento electrónico de dados”, disse a miistra, considerando de” saudáveis” as relações com a União Europeia.

 Por seu turno, o chefe da delegação negocial da União Europeia disse que o acordo é benéfico e equilibrado para as duas partes,e reconheceu que as seis rondas de negociações eram necessárias para alcançar os resultados agora obtidos.

Emanuel Berg agradeceu a Guiné-Bissau por fazer da União Europeia um parceiro privilegiado e pela  abertura aos navios da organização que assim vão poder ter acesso ao mar guineense, garantindo  que vão pescar num quadro transparente e regulamentado.

Dos  quinze milhões e seiscentos mil euros que correspondem mais de 10 bilhões de francos CFA que o Estado guineense vai receber, 11,6 milhões irão para o apoio orçamental e os restantes 4 milhões para o apoio ao desenvolvimento sustentável do sector das pescas.
O valor deste contrato é quase 90 por cento do antigo, rubricado em 2014 e que inspirou em 2017, e que era de 9,2 milhões euros. ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário