quinta-feira, 22 de novembro de 2018

RDC


ONU considera  eleições uma “oportunidade histórica” para transferência pacífica de poder

Bissau, 22 Nov 18 (ANG) -  O Conselho de Segurança da ONU considerou quarta-feira, em Nova Iorque, que as eleições gerais na RDC serão "uma oportunidade histórica" para a primeira transferência de poder democrática e pacífica, a consolidação da estabilidade e a criação das condições favoráveis ao desenvolvimento da RDC.
Segundo a RFI, num comunicado, o órgão de decisão da ONU instou os actores políticos congoleses a mais esforços para o sucesso do pleito.
O documento do Conselho de segurança da ONU foi publicado antes do lançamento oficial da campanha eleitoral pela CENI.
O Conselho apelou a todos os partidos políticos e ao governo a participarem pacificamente e de forma construtiva do processo eleitoral, a fim de assegurar eleições transparentes, pacíficas e credíveis com vista a preservação da paz e da estabilidade na RDC e na região.
Enfatizou também a importância de garantir a segurança dos candidatos e dos eleitores, durante o período da campanha, lançada oficialmente quarta-feira pelo presidente da Comissão Eeleitoral Nacional Independente (CENI), Corneille Nangaa, para as eleições de 23 de Dezembro de 2018.
A campanha propriamente dita iniciou nesta quinta-feira, 22, e termina no dia 22 de Dezembro.
O lançamento oficial da campanha eleitoral coincidiu com o regresso, em Kinshasa, do candidato único da oposição, Martin Fayulu Madidi, acompanhado de Adolphe Muzito e de Freddy Matungulu.
À sua chegada, Fauyulu deparou-se com um confronto que opunha a Polícia nacional, que utilizou gás lacrimogéneo contra os seus militantes. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário