segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Politica


Presidente da Republica exonera Ministro de Interior

Bissau, 12 Nov 18 (ANG) – O Presidente da Republica exonerou das suas funções, o Ministro de Interior, Mutaro Dajló através de um decreto presidencial publicado na sexta-feira.

No decreto, José Mário Vaz não evoca as razões que estariam na base da decisão, mas tudo indica que tem a ver com a forte carga policial contra os estudantes em marcha de protesto sobre o prolongar das paralisações nas escolas públicas. 

Segundo o decreto , Mutaro Djalo foi exonerado sob proposta do chefe do Governo do cargo que ocupara desde 25 de Abril do ano em curso.

Uma marcha pacífica de estudantes, pais e encarregado de educação, exigindo o inicio das aulas nas escolas públicas em greve há mais de um mês foi violentemente dispersada pelas forças da ordem com recurso a gás lacrimogénio, espancamento e detenção de alguns manifestantes.

De acordo com fontes ligadas a organização da marcha, certos feridos se encontram em estado grave e hospitalizados 

Reagindo aos acontecimentos, a Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) considera de inadmissível e desproporcional a utilização de gás lacrimogénio para dispersar uma manifestação pacífica que tinha como objectivo, reclamar o direito à frequência as aulas.

A organização da defesa dos direitos humanos no país observou ainda que acção dos polícias, de  proibir manifestações pacífica que visam reclamar o acesso aos serviços básicos numa altura em que a paralisação neste sector já dura mais de 40 dias, afronta os Direitos Humanos.

 A liga disse que o governo deve perceber que o exercício da liberdade de manifestação não depende do seu livre arbítrio, nem das conveniências políticas de quem quer que seja. Por isso, afirma que vão todos dizer ao Executivo que “esta liberdade não lhe pertence, ela é do povo”.

 A marcha que provocou a primeira baixa no Governo liderado por Aristides Gomes com a exoneração do Ministro do Interior, Mutaro Djalo, teve a participação entre outros do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados.  
ANG/MSC/ÂC//SG






Sem comentários:

Enviar um comentário