sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Género

 
                   Deputados aprovam Lei de Paridade com 76 votos à favor

Bissau, 23 Nov 18 (ANG) - Os deputados  aprovaram  quinta-feira a Lei de Paridade com 76 votos a favor, 0 contra e três abstenções.

Depois da aprovação da referida Lei, a porta-voz das mulheres da Sociedade Civil, Nelvina Barreto disse que a Lei de Paridade foi aprovada com lacunas e que isso desagrada as mulheres.

“Eles recusaram implementar o artigo 4 que refere a igualdade na ocupação dos cargos políticos entre os homens e mulheres ou seja que quando um homem é nomeado num cargo igualmente deve ser posta uma mulher noutro cargo”, explicou Barreto.

Sublinhou que apesar de da lei for aprovada a luta vai continuar uma vez que as mulheres querem que os seus direitos sejam valorizados.

Questionada sobre o que falhou Nelvina respondeu que o que está por detrás do acontecido é apenas os interesses partidários.

Por sua vez, a deputada do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC), Suzi Barbosa disse que aprovação da lei de Paridade não é um favor, mas sim um direito que as mulheres têm.

“É urgente que as mulheres guineenses em geral deixem de aplaudir os partidos políticos, porque estes não são capazes de resolver as nossas situações. Temos que empenhar na luta pela igualdade do género para que possamos contribuir ao lado dos homens no processo de desenvolvimento da nossa sociedade”, reiterou Barbosa. 

Defendeu que a  Lei de Paridade devia ser aprovada na sua plenitude e não com a exclusão do artigo quarto. 

A Lei de  Paridade determina que as mulheres devem representar 36 por cento em estruturas de decisões políticas. A proposta inicial previa 40 por cento.
ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário