sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Cooperação


“Visita de José Mário Vaz à China impulsiona relações bilaterais entre os dois países”, afirma embaixador da China no país

Bissau,09 Nov 18(ANG) – O embaixador da Republica Popular da China na Guiné-Bissau afirmou hoje que a visita efectuada pelo chefe de Estado guineense àquele país, há dois meses, impulsionou fortemente o desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois países.

“Há dois meses, a convite da Sua Excelência Presidente Xi Jinping, Sua Excelência Presidente José Mário Vaz chefiou uma delegação guineense para visitar a China e participar na Cimeira de Beijing do Fórum de Cooperação China|Àfrica (FOCAC), visita essa coroada de êxito”, afirmou Jin Hongjun em conferência de imprensa realizada hoje em Bissau.

O diplomata chinês disse que é uma visita de um chefe de Estado Guineense à China depois de um intervalo de 10 anos, acrescentando que como testemunha dessa visita, ficou profundamente impressionado.

Afirmou que a visita de José Mário Vaz a China reforçou significativamente as confianças políticas mútuas entre os dois países.

“Para além disso, a intensidade dos intercâmbios de alto nível entre os partidos e as instituições militares e legislativas consolidam e aprofundam a amizade tradicional entre os dois países”, sublinhou.

Jin Hngjun salientou que a Guiné-Bissau que abunda em recursos naturais e que tem um povo trabalhador e simpático, tem todas as condições perfeitas para alcançar melhores e maiores desenvolvimentos.

Acrescentou que a parte chinesa apoia sempre a Guiné-Bissau a procurar o caminho de desenvolvimento que corresponde a realidade nacional.

“Espero sinceramente que a Guiné-Bissau venha a ter em breve a estabilidade política e desenvolvimento económico duradouro”, desejou o diplomata chinês.

Disse que a cooperação entre a China e a Guiné-Bissau já alcançou resultados frutíferos em diversas áreas, nomeadamente nos sectores agrícolas, infraestruturas, saúde, educação, entre outros.

“Esperamos  que possamos envidar esforços conjuntos com a parte guineense para aproveitar as oportunidades fornecidas pela Cimeira de Beijing do Fórum de Cooperação China|Àfrica”, referiu o embaixador da República da China na Guiné-Bissau.  

ANG|ÂC//SG





Sem comentários:

Enviar um comentário