segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Etiópia


UA cria fundo para promover paz e segurança em África

Bissau, 19 Nov 18 (ANG) –  A União Africana(UA) lançou sábado, em Addis Abeba, Etiópia, um novo Fundo para a Paz, visando promover a Paz e a Segurança em África em todo o continente.
Lançado durante a 11ª cimeira Extraordinária da UA, o Fundo será especialmente versado em três grandes domínios temáticos, nomeadamente, os esforços de mediação e a diplomacia preventiva, capacidades institucionais e operações de apoio à Paz.
Esse fundo, que já tem um conselho de administração de cinco membros e um director, deve começar com um orçamento inicial de 100 milhões de dólares norte-americanos, de acordo com a UA.
O presidente rwandês, Paul Kagame, que actualmente assume a presidência rotativa da UA, disse sábado à noite durante a cerimónia de lançamento desta iniciativa que o fundo terá como objectivo "garantir que os desafios de paz e segurança sejam resolvidos por mecanismos africanos".
Kagame agradeceu os 42 Estados membros da UA que já contribuíram para o fundo, e chamou os últimos doze membros para preencher a sua cota.
O presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, disse que o fundo seria supervisionado por um conselho de administração composto por "cinco personalidades africanos estimados", mas também por outros dois parceiros de desenvolvimento, a União Europeia UE e a ONU.
A 11ª cimeira extraordinária da UA foi realizada nos dias 17 e 18 de Novembro.
ANG/Angop


Sem comentários:

Enviar um comentário