sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Legislativas 2018


Partidos políticos defendem observância das leis que regulam processo eleitoral 

Bissau,14 Nov 18 (ANG) – Os partidos políticos com e sem assento parlamentar defenderam hoje a observância das leis que regulam o processo eleitoral na Guiné-Bissau.

Este posicionamento foi declarado à imprensa no final do  encontro com o Presidente Mário Vaz no qual  o Chefe de Estado apresentou  os pontos que serão objectos de análise ainda hoje numa reunião em Abuja com seu homólogo nigeriano, Muhammadu Buhari, na qualidade do Presidente da Conferencia dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O Vice-presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Certório Biote disse congratular com os pontos apresentados por José Mário Vaz, acrescentando que o seu partido  vai concordar com a opinião da maioria, e com o que está previsto na lei, recordando que o processo do recenseamento está recheado de normas.

O Partido da Nova Democracia (PND) considera de benéfico o encontro, por se tratar de um diálogo permanente com os actores políticos relativamente a organização de eleições.

“É  de domínio público  que o escrutínio não vai ter lugar no dia 18 de Novembro, por isso deve se procurar uma nova solução, que passa pela conclusão dos cadernos eleitorais, permitindo que o Presidente da República em concertação com os partidos, marque uma nova data. Que  não venha a falhar porque já se registaram 51 por cento dos eleitores, faltando apenas 49 por cento”, referiu Iaia Djaló.

O Líder do Partido da Unidade Nacional (PUN), Idrisa Djaló concordou igualmente com os pontos apresentados pelo Chefe de Estado aos partidos políticos, alegando que os pontos refletem o desenrolar do processo do recenseamento.

Idrissa Djaló salienta que é necessário que o registo de eleitores seja abrangente para que  ninguém fica de fora.

O vice-presidente do Movimento Patriótico André Nanque defende a conclusão do recenseamento, a correção necessária, e não a anulação do processo no seu todo como defendem algumas sensibilidades.

Disse que os prazos não devem ser encurtados e que a nova data deve ser marcada o mais rápido possível.  
ANG/LPG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário