quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Educação


Sindicatos  de professores exigem participação na fiscalização de fundos das escolas

Bissau, 21 Nov. 18 (ANG) – O Presidente em exercício do Sindicato Nacional dos Professores (Sinaprof) exigiu  segunda-feira a participação dos sindicatos do sector na fiscalização dos fundos nas escolas públicas do país.

Citado pela Rádio África FM, Domingos de Carvalho que falava em nome dos três sindicatos do sector numa conferência de imprensa disse que o Governo deve permitir  os sindicatos dos professores, a Confederação Nacional dos Estudantes da Guiné-Bissau (Conaiguib) e Associação dos Pais e Encarregados de Educação  tomarem parte no controlo dos fundos que entram nas escolas.

“Não queremos ter acesso ao dinheiro líquido, mas devemos estar presentes na fiscalização do dinheiro que nós  professores ajudamos a entrar nos fundos das escolas porque muitos milhões são gastos de uma formam anormal “,disse.

O sindicalista disse que nos 100 por cento das receitaa, 60 por cento fica nas escolas enquanto que os restantes 40 por cento vão para o Ministério da Educação, frisando que ambos são usados de uma forma descontrolada, tendo afirmado que os professores não podem ser usados para enriquecer os outros.

Carvalho frisou ainda que, se as receitas internas das escolas fossem bem controladas, a parte que o Governo devia completar para pagar os professores seria pouca.

 “Temos professores que não recebem já a 10 meses e os contratados há 7 meses que não recebem, com que moral pode-se exigir deles o resultado do trabalho”, questionou.

Os três sindicados da área da educação nomeadamente o Sindicato Nacional dos Professores, Sindicato Democrático dos Professores (Sindeprof),e o Sindicato das Escolas Superiores da Educação, prometem levantar a greve só quando o Governo cumprir todos os pontos em reivindicação e em particular a implementação do Estatuto da Carreira Docente. ANG/MSC/ÂC//SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário